Estação Ferroviária de Divinópolis será revitalizada

A antiga estação receberá melhorias como como conserto do telhado, pintura e outras reparações necessárias

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc),  revitalizará a Estação Ferroviária Divinópolis; de acordo com informações da prefeitura, o local receberá melhorias como conserto do telhado, pintura e outras reparações necessárias para a conservação do imóvel. A reforma contribuirá para que o município aumente sua pontuação no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços cultural.

A Estação foi inaugurada em 1890 sendo batizada Henrique Galvão, nome do construtor da ferrovia. Esta primeira estação situava-se na antiga rua do Comércio, próxima ao atual estádio Mendes Mourão. Divinópolis existia com o nome de distrito do Espírito Santo do Itapecerica, que pertencia a Vila de São Bento do Tamanduá, atual Itapecerica. Em Primeiro de Junho de 1912 é instalado o município de Divinópolis. A estação então teve seu nome alterado para o nome do município. O prédio da estação original foi demolido e um novo foi construído em 1916 na atual Praça Pedro X. Gontijo. O prédio da estação foi tombado pelo município em 1988.

O local é a atual sede da Secretaria Municipal de Cultura onde é desenvolvido um trabalho de promoção, planejamento e fomento das atividades culturais. 

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.