Governo alterou o modelo do boletim epidemiológico que agora contempla casos confirmados, em acompanhamento e recuperados

O boletim epidemiológico mais recente divulgado, no final da manhã desta sexta-feira (15), pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses) aponta que Divinópolis term 97 pacientes do novo coronavírus recuperados. O número integra o novo modelo divulgado nesta quinta-feira (14) pelo governo do Estado.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral “o novo boletim tem o objetivo principal de facilitar a análise pela sociedade dos dados relevantes da Saúde neste momento de enfrentamento ao coronavírus”.

O secretário ainda disse que a mudança no boletim tem a função de alinhar as informações com o Ministério da Saúde para facilitar a comparação de dados com outros estados.

Com número ainda desatualizados em relação ao mais recente divulgado pelo município, ele aponta 122 casos confirmados da doença na cidade, 24 estão em acompanhamento. No boletim consta apenas uma morte. Ontem (14) o Complexo de Saúde São João de Deus confirmou a segunda em Divinópolis. 

Ao contrário dos balanços anteriores, as notificações suspeitas passam a ser registradas como Síndrome Gripal Inespecífica por não preencherem critério para investigação laboratorial. Tanto as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais continuarão acompanhando as informações. Elas não aparecem no boletim do estado por município.

Boletim municipal

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o número de recuperados divulgados pelo Estado. Segundo o balanço municipal desta sexta-feira (15), são 1776 notificações suspeitas até o momento, deste total, 131 foram confirmados e 171 descartados e 11 aguardam o resultado de exame. 

A taxa de ocupação de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reduziu pelo segundo dia consecutivo, passando para 42,5%. São 46,4% de leitos SUS (26 pacientes internados) e 39,7% de leitos na saúde suplementar (31 pacientes internado). Ao todo, a cidade tem 134 leitos de UTI que recebem pacientes de várias cidades da região.