O nome do deputado estadual, Fabiano Tolentino (PPS) aparece na lista divulgada pelo jornal Estado de Minas como possível candidato a prefeito de Divinópolis, nas eleições do próximo ano. Quase 40 parlamentares, segundo o levantamento, consideram “abrir um parêntese em suas rotinas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados para concorrer ao cargo”.
De acordo com a cientista política e pesquisadora da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, Simone Cuber de Araújo Pinto, especializada na análise das carreiras políticas, entre 20% e 30% dos postulantes deve sair vitoriosos. Geralmente, segundo ela, vence aqueles de cidades de pequeno e médio porte. Já de grandes centros as chances são reduzidas. Divinópolis é considerada médio porte.
Entre 1992 e 2012, segundo levantamento da cientista e divulgada pelo jornal na edição desta segunda-feira (09), 480 deputados federais disputaram em todo o país eleições para prefeito.
“Ao longo dos últimos 20 anos, enquanto nos pequenos e médios municípios um terço dos deputados “prefeitáveis” se elegeram; nos grandes, onde a competição eleitoral é muito maior, apenas 7% se sagraram prefeitos”, diz a reportagem.
A reportagem do PORTAL tentou contato com Tolentino, mas até o fechamento desta matéria ele não foi encontrado para comentar o assunto. Em outras ocasiões, ele confirmou a possibilidade ao PORTAL, e disse que dependerá da posição do partido.
O deputado chegou a divulgar possível apoio à candidatura do vereador Marquinho Clementino (PROS) e também do ex-prefeito Aristides Salgado (PPS). Na época, disse que uma pesquisa iria definir o apoio em 2016 e que o nome dele também estava na lista.
Nova Serrana
Na lista também aparece como candidato a prefeito em município da região, o nome do deputado estadual Fábio Avelar (PTdoB). Ele é apontado como postulante à prefeitura de Nova Serrana.