Skip to main content

Estado divulga edital para execução e elaboração dos projetos básicos para obras do Hospital Regional

By 29/09/2022outubro 2nd, 2022Política, Saúde

Licitação será no final de outubro; Tabela com valores será disponibilizada amanhã (30/9)

A três dias das eleições, o Departamento de Edificações do Estado de Minas Gerais (DER-MG), órgão vinculado ao Governo de Minas, divulgou o aviso de licitação, nesta quinta-feira (29/9) no Diário Oficial do Estado, relacionado ao Hospital Regional de Divinópolis.

Embora a prefeitura de Divinópolis tenha falado em retomada das obras nas redes sociais, o edital é para licitar a empresa responsável pela execução e a elaboração de projetos básicos e executivos, e demais serviços conexos necessários. Não há uma data pré estabelecida, para o início das obras.

A licitação será realizada no dia 27 de outubro.

Prefeitura

Através de uma nota publicada em suas mídias oficiais sobre o assunto, a Prefeitura disse que “esta é consagração de um trabalho diligente da gestão municipal, em conjunto com a Câmara Municipal de Divinópolis e Ministério Público Estadual que, desde o início, estabeleceu como meta prioritária tanto sensibilizar o Governo do Estado para a necessidade de concluir o hospital e assim garantir o acesso dos cidadãos de Divinópolis e região a leitos hospitalares, quanto regularizar a documentação necessária à retomada das obras e sanar as pendências de prestações de contas das gestões anteriores.”.

No comunicado, o Município ainda diz que considera ser este um momento histórico para Divinópolis que, há quase duas décadas, possui apenas um hospital vinculado ao SUS, situação que, somada à escassez de leitos resolutivos em nossa micro e macrorregião de saúde, faz com que o acesso ao leito hospitalar muitas vezes não aconteça com a rapidez necessária e/ou desejada.

As planilhas e tabelas com valores estarão disponíveis a partir de amanhã, sexta-feira (30/9) pelo endereço da sede do DER e também através do site oficial do órgão (der.mg.gov.br).

As obras do hospital serão concluídas com recursos oriundos da indenização da Vale em decorrência da tragédia em Brumadinho. Estima-se, embora ainda não oficializado, que a conclusão deva custar R$ 150 milhões.