Professor iniciou campanha para possibilitar que alunos participem de torneio de judô em Mariana
Lucas Alcântara
O projeto social Tempo Integral, realizado pela escola Estadual Rosa Vaz de Araújo, localizada no bairro Vila Romana, iniciou uma campanha nas redes sociais para arrecadar fundos para custear as inscrições e também o transporte de 90 alunos de judô. A meta da ação é dar a oportunidade aos judocas mirins de participarem da etapa final do campeonato mineiro, que ocorrerá no dia 29 deste mês, em Mariana-MG.
O professor e coordenador do projeto, Marcelo Vaz, contou ao Portal que a campanha é necessária porque a verba de incentivo ao esporte não foi repassada pelo Governo do Estado.
“Na última semana ficamos sabendo que o Estado não iria nos liberar o transporte para que pudéssemos levar os garotos da oficina de Judô para o campeonato. Nós sabíamos que o Estado não liberaria a verba para as inscrições, por isso tivemos que correr atrás do patrocínio. Agora, de última hora, eles também negaram a verba para o transporte das crianças”, afirmou.
Marcelo ainda explicou que tentou o contato com várias empresas de transporte para fazer a condução dos atletas.
“A resposta acabou sendo sempre negativa. Infelizmente ninguém quis nos ajudar. Divinópolis acaba sendo uma cidade muito difícil para este tipo de projeto”, exclamou.
O projeto necessita de dois ônibus para efetuar o transporte das 90 crianças ao campeonato, que tem data limite para encerrar as inscrições no dia 24. Se você deseja ajudar esta ação, entre em contato pelo (37) 99945-4122.
“O judô é um esporte que trabalha a autoconfiança, disciplina e valorização do próximo. Desta forma, para uma sociedade onde referências como estas estão cada vezes mais escassas, essas crianças têm a oportunidade de aprenderem. O esporte é recomendado pela UNESCO e pelo Comitê Olímpico Internacional como um grande auxiliar na formação do caráter da criança e do adolescente”, acrescentou.
Para viabilizar as inscrições são necessários R$4,5 mil e R$3,5 mil para o transporte, ou seja, dois ônibus.
Estado
Por meio de nota, a a Secretaria de Estado de Educação reconheceu as dificuldades financeiras e informou que o Governo de Minas Gerais não tem medido esforços para regularizar os repasses financeiros da Educação Integral e Integrada, de forma a garantir o cumprimento das ações previstas nos projetos em curso