Rhany representará o país em novembro do próximo ano na etapa mundial (Foto: Reprodução Facebook)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) anunciou os nomes de mais 10 estudantes que serão treinados para representar o Brasil na 44ª WorldSkills, o torneio internacional de educação profissional, em Abu Dhabi, em 2017. Entre os alunos está Rhany Rodrigues Moreira de Divinópolis. Ela participou da seletiva de Blumenau (SC) no final do mês passado.

Quem vê o sorriso no rosto de Rhany nem sempre sabe como foi longo o processo até conseguir a medalha de ouro. A jovem começou como estudante no curso de Confecção do Vestuário do Senai e vai representar o país como profissional. Na seletiva municipal ela disputou com dois colegas e venceu. Depois iniciou o treinamento e em Belo Horizonte conseguiu desbancar mais uma competidora.

Com o estadual garantido, Rhany teve a chance de viajar para várias partes do país, conhecer profissionais da área e se dedicar ainda mais ao treinamento para a competição nacional. O esforço valeu a pena e a jovem, de 20 anos, conseguiu se destacar em meio 407 alunos de 43 ocupações. Ela disputou na modalidade de confecção.

“Me sinto orgulhosa porque foi muito treinamento, dedicação e eu gosto do que faço. Estou recebendo tudo isso pelo meu trabalho”, comemorou, traçando planos.

“Após as olimpíadas quero fazer faculdade e continuar na minha área”.

A jovem sabe que a partir de agora o treinamento será mais intenso para representar Divinópolis e o Brasil em novembro do próximo ano em Abu Dhabi.

Competição

Rhany representará o país em novembro do próximo ano na etapa mundial (Foto: Reprodução Facebook)

Rhany representará o país em novembro do próximo ano na etapa mundial (Foto: Reprodução Facebook)

Trinta e duas cidades, nos 26 estados e no Distrito Federal, sediaram as seletivas. Em Blumenau foram quatro dias de provas com cinco testes.

“Eles recebem um projeto teste, que é basicamente a prova, e ela faz a criação, a confecção da peça padrão e depois a customização. Todas essas peças são avaliadas com medidas, critérios de acabamentos, além do perfil profissional de cada competidor”, explica o instrutor de formação profissional e um dos treinadores de Rhany, Eustáquio Rodrigues.

A jovem enfrentou todas as etapas e venceu com a produção de um vestido e casaco. Até entrega-lo prontinho houve desenho técnico, costura manual e máquina, customização. Resultado que orgulha a instituição.

“Todas as vezes que recebemos esses alunos ou que chegam nestas etapas é um mérito grande para a escola e Divinópolis, pois resgata o prestígio e cultura da confecção da cidade”, enfatiza o instrutor.

Etapa mundial

A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, a disputa reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Durante as provas, os participantes devem completar os desafios, que simulam situações reais do dia a dia, dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões técnicas da indústria e do setor de serviços.