Foto: Divulgação

O Cefet-MG se destacou no Campeonato Brasileiro Estudantil e Universitário de Orientação (CBEUO 2016) realizado nos dias 28 e 29 de agosto, em Caldas Novas (GO), conquistando o primeiro lugar na categoria estudantil e o quinto lugar na categoria universitário. Ao todo, 29 estudantes da instituição participaram, sendo 19 da Unidade Divinópolis, inscritos na categoria estudantil, e 10 estudantes do universitário (nove da Unidade Divinópolis e um da Unidade Belo Horizonte – campus II).

Muitos alunos conquistaram medalhas, classificaram-se nos três primeiros lugares e pontuaram para a instituição. Essa é a nona vez que o Cefet-MG participa da competição, estimulado pela professora de geografia de Divinópolis, Nádia Cristina da Silva Mello, sendo que esta é a 14ª edição.

“A competição realizou-se com a maravilhosa visão da paisagem do Parque Estadual Serra de Caldas Novas, onde os alunos tiveram contato direto com a flora e fauna específica do Cerrado Brasileiro naquela região, além de descansar entre uma pista e outra nas águas do Rio Quente e ainda conviverem com estudantes de diversas formações e regiões do Brasil”, destaca a professora.

O esporte de orientação é um jogo que mistura atividade física, técnicas de dados topográficos e cartográficos e ainda contato direto com a natureza. É uma atividade multidisciplinar que se utiliza de mapa e bússola em busca de pontos de controle previamente marcados no mapa. Envolve conhecimento em diversas áreas, como Geografia, Educação Física, Matemática, Física, Língua Portuguesa e outras.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O esporte, que é individual, tem o objetivo de percorrer determinada distância em área com relevos e flora tendo a bússola como guia e um mapa com pontos demarcados previamente. O ganhador é o que consegue percorrer o caminho em menos tempo.

As atividades com o esporte Orientação tiveram início no Cefet-MG Unidade Divinópolis em 2009, com a realização de oficinas e o desenvolvimento da vertente competitiva e se concretizou em Projeto de Extensão Azimute Norte, coordenado pela professora Nádia, e a partir deste ano passará a ser um Programa de Extensão que atuará além de Divinópolis, nas Unidades Varginha, Contagem e Belo Horizonte.

Os treinamentos técnico e tático da equipe e oficinas são realizados no Clube de Orientação de Divinópolis (CODIV), parceiro do Cefet-MG. O Programa Azimute Norte tem o objetivo de inserir o Esporte Orientação como ferramenta de ensino, pesquisa e extensão no Cefet-MG e funciona com cinco vertentes: competitiva, tecnológica, ambiental, educacional e promoção da saúde.

“Tal prática esportiva colabora com a saúde física e mental dos estudantes, uma vez que as atividades proporcionam uma oportunidade de fuga à rotina, reduzindo a tensão sofrida pelo aluno durante o período letivo”, afirma Mello.