Pagamentos seguem calendário conforme o mês de nascimento e são feitos em contas abertas no Caixa Tem
O Ministério da Educação (MEC) inicia na próxima segunda-feira, 26 de maio, o pagamento da segunda parcela do incentivo-frequência do programa Pé-de-Meia 2025. Cerca de 3,4 milhões de estudantes do ensino médio da rede pública receberão o benefício de R$ 200, conforme informações da Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela gestão dos recursos.
Até o momento, este será o terceiro pagamento do ano. Em abril, o governo já havia realizado o depósito da primeira parcela mensal e também do incentivo referente à matrícula. Para seguir recebendo as nove parcelas seguintes, o aluno precisa frequentar, no mínimo, 80% das aulas do ensino regular.
- ATUALIZAÇÕES: Janete Aparecida detalha retorno ao Brasil após deixar zona de conflito em Israel
- Pratos de porcelana se tornam arte decorativa com pintura à mão
- Vinagre quente com detergente limpa o box do banheiro sem esfregar
- SIAMIG Bioenergia lança campanha em Minas Gerais : “Etanol. Você abastece, a vida agradece”
- Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas
Os pagamentos serão feitos conforme o mês de nascimento dos estudantes que estejam matriculados em uma das três séries do ensino médio e que atendam aos critérios estabelecidos pelo programa federal.
Segunda parcela
Além disso, a segunda parcela será depositada diretamente em contas poupança digitais abertas automaticamente pela Caixa, por meio do aplicativo Caixa Tem. Caso o estudante tenha 18 anos ou mais, poderá movimentar os valores diretamente pelo app. No entanto, para menores de idade, será necessário que o responsável legal conceda autorização. Esse procedimento poderá ser feito tanto pelo aplicativo quanto presencialmente em uma agência da Caixa.
Para acompanhar o andamento do benefício, o estudante pode utilizar o aplicativo Jornada do Estudante, do próprio MEC. Nele, é possível verificar o status do pagamento se aprovado ou rejeitado, além de outras informações escolares e regras da poupança do ensino médio. Os dados também podem ser consultados nos aplicativos Caixa Tem e Benefícios Sociais.
A fim de garantir que todos os beneficiários acessem seus recursos, o MEC começará a enviar, nesta semana, mensagens via WhatsApp e pelo aplicativo Gov.br. O comunicado será direcionado a mais de 655 mil estudantes que ainda não movimentaram suas contas bancárias. O objetivo é orientá-los, especialmente os menores de idade, sobre o passo a passo necessário para autorizar o acesso ao dinheiro.
Por fim, após a primeira mensagem, o aluno receberá um novo aviso, perguntando se deseja continuar recebendo informações relacionadas ao programa Pé-de-Meia por esses canais oficiais.