O esporte não é muito popular no Brasil mas é uma das modalidades do Jemg; A etapa estadual final será em Uberlândia
Rede baixa, raquete e peteca. Para alguns isto pode até ser estranho à primeira vista, mas o badminton é praticado no mundo desde o século XIX. O esporte não é tão popular no Brasil, mas Divinópolis terá representantes na fase final da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), esta disputada em Uberlândia.
Os atletas que participarão da competição são alunos de uma escola particular da cidade, que será representada por três estudantes. Daniel Hermógenes, professor de educação física e treinador, explicou que inicialmente, a iniciativa da prática do badminton ocorria ludicamente, nas aulas, há quase três anos.
De lá para cá, com alguns alunos se destacando, os atletas participaram de torneios em Minas, os quais foram obtidas medalhas em alguns, inclusive as de ouro. Esta é a segunda vez que Divinópolis será representada no Jemg, pela modalidade e a preparação segue passo a passo.
“Eles demonstraram uma evolução muito grande, mesmo em um período muito pequeno praticando o esporte e estão podendo participar desta etapa”, explicou Daniel.
Atletas
Tiago Melo, de 15 anos, está praticando o badminton a cerca de um ano e meio. Ele contou que quando começou no esporte, foi difícil se acostumar, mas a prática no tênis acabou ajudando na adaptação. Os treinamentos trouxeram frutos e o estudante segue treinando para a competição estadual.
“A preparação está bem intensa e estamos treinando bastante. Também participamos no ano passado e eu fiquei em quinto lugar. Foi melhor do que esperávamos, porque tínhamos pouco tempo de treinamento, agora temos completado dois anos e meio neste semestre e a expectativa é conseguir ao menos uma medalha”, contou.
Já Pedro Henrique, de 16 anos, vem se preparando desde o início do ano e esta será a primeira participação no badminton, dentro do Jemg. Ele declarou que a evolução vem sendo constante para representar Divinópolis na competição.
“A ambição é muito grande, porque são muitos bons atletas e Divinópolis ainda não tem muitas escolas praticando o badminton. Nós chegamos e já iremos participar do Jemg (…) Isso é muito importante para mim, em representar Divinópolis”, finalizou Pedro Henrique.
Os estudantes seguem em preparação e embarcam na próxima semana para Uberlândia, quando se iniciará a próxima fase da etapa estadual. Caso classifiquem, eles terão a oportunidade de participar da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que será realizada em Blumenau, no estado de Santa Catarina, em novembro.