Inauguração da estação de tratamento teve a presença do ministro Alexandre Padilha; Ele destacou o impacto do investimento em saneamento na saúde.
Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, inaugurou no sábado (16/9), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Com isso, a cidade antecipa-se em 10 anos à universalização do saneamento básico, conforme prevê o Novo Marco Legal. Além disso, a ETE de Itaúna consolida o município como referência nacional.
A boa gestão dos recursos hídricos é diretamente ligada ao desenvolvimento sustentável da sociedade. Diante disso, por meio do tratamento do esgoto, a expectativa é de que Itaúna progrida nos índices de saúde e melhoria do meio ambiente. Assim como, de bem-estar das pessoas do município.
“Eu, que sou médico infectologista, sei da importância de uma obra como essa. Garantir que 100% do esgoto será tratado aqui em Itaúna, beneficiando não só a cidade, mas toda a região”, destacou o ministro Alexandre Padilha durante a inauguração.
O ministro também destacou que para cada um real investido em saneamento básico, há uma economia de quatro reais em saúde.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP
- Jovem baleada ao retornar de festa em São Sebastião do Oeste, precisa de doação de sangue
- Militares realizam treinamento para capacitação no combate a ataques a agências bancárias
- Cursos gratuitos estão com inscrições abertas no Senai de Arcos
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública para ilustrar livro infantil
- Selos falsos da Anatel são apreendidos em operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos
Ademais, o prefeito Neider Moreira destacou a importância da obra e a dificuldade que foi conquistá-la.
“Quando assumi a prefeitura esse recurso estava perdido. Tivemos que fazer uma reprogramação para caixa, para recuperar esse dinheiro. Isso aqui é para vida de todo mundo, tem uma importância fundamental do ponto de vista ambiental e da saúde pública, isso aqui transforma a vida das pessoas” Ressaltou o prefeito.
Capacidade
De acordo com a Diretora geral do SAAE, Alaiza Andrade, a obra começou em 2012. Investimento de R$ 45 milhões.
Portanto, a ETE tratará 100% do esgoto urbano coletado no município. Ela tem capacidade de receber 400 litros por segundo.
As cidades à jusante do rio São João, também serão diretamente beneficiadas pela obra uma vez que a estação terá 95% de eficiência quando o preconizado são 65%. Uma melhora na qualidade de vida para, diretamente, 300 mil pessoas aproximadamente.