Waldo Martino deixou a pasta que está envolvida em polêmicas; Nova nomeação pode ser estratégica para enfraquecer pedido de impeachment

O secretário Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans), Waldo Martino, entregou nesta quinta-feira (04), uma carta ao prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, pedindo exoneração. O ex-comandante regional da Polícia Militar, coronel da reserva, Marcelo Augusto, assume o cargo e seu nome será publicado no Diário Oficial dos Municípios na segunda-feira (08).

Em carta, Waldo Martino agradeceu ao prefeito a oportunidade de ficar 28 meses no cargo.

“Foram 28 meses de comprometimento, trabalho e dedicação a essa gratificante e difícil missão de trabalhar em prol de uma Divinópolis melhor. Faltando palavras para agradecer e justificar o trabalho realizado, porém tenho plena convicção que minha missão foi concluída com êxito”, destacou Martino.

Entretanto, as justificativas não foram aprofundadas. A secretaria está envolvida em várias polêmicas.

Suposta renúncia de receita na Settrans é um dos embasamentos da Denúncia de Infração Político Administrativa que será protocolada pelo vereador, Sargento Elton (Patriota) nos próximos dias. A secretaria também foi alvo de uma representação feita pela Associação dos Advogados do Centro-Oeste (AACO). Ela pediu a revogação do decreto que estabeleceu mudanças no código de trânsito da cidade.

A justificativa de “dedicação à família” ou de que esteja cansado não deverá se aplicar a situação já que Waldo Martino será nomeado como Chefe de Gabinete. No entanto, assumirá nos próximos 15 dias. Neste período, Martino confirmou que passará um período com familiares.

No comandante

A escolha do novo secretário pode ter sido estratégica para enfraquecer a denúncia que poderá resultar na cassação do mandato do prefeito.

Marcelo Augusto assume a secretaria na próxima semana. Como comandante da PM, aos 46 anos, ele encerrou sua carreira em janeiro desde ano. Passou por todas as funções operacionais e postos de comando PMMG.

Foi comandante da 7ª Região da PM, responsável por 50 cidades do Centro-Oeste. Começou cedo na carreira, aos 16 anos já era cadete. O comandante exerceu várias atividades, tanto na área de inteligência, planejamento de operações, comando de companhias operacionais e depois se tornou ainda subcomandante do Batalhão e o primeiro comandante da Companhia de Policiamento Especializado.