Foi na gestão dele, em 1993, que a planta teve a última atualização; Ele foi ouvido pela CPI do IPTU

O ex-prefeito de Divinópolis Aristides Salgado (1983 a 1989 e 1993 a 1996) defendeu a revisão da planta de valores do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Ele foi ouvido nesta segunda (01) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades no cadastro e cobrança do imposto.

Foi no último mandato de Aristides Salgado, em 1993, que a planta de valores sofreu a sua última atualização. Na época foi necessário chamar profissionais e técnicos que não trabalhavam para a Prefeitura, para realizar a revisão da planta.

“Além dos funcionários e técnicos da Prefeitura, chamamos mais alguns ainda que precisavam de ser chamados fora do âmbito da Administração. Mas é preciso também dizer que não se faz IPTU sem corretor. Os corretores foram chamados porque a planta de valores é a versão financeira, econômica, da planta cadastral. Se não tiver uma planta cadastral, você não consegue fazer uma planta de valores”, declarou. 

Ao ser questionado pelo vereador Edson Souza (MDB) sobre a situação atual do IPTU em Divinópolis, Aristides disse que o valor precisa ser reajustado pelo menos de quatro em quatro anos. 

“No meu tempo pode ter acontecido alguma injustiça, ninguém está livre disso. Mas pelo menos [é preciso ter] consciência de que você está fazendo o mais justo possível. Hoje em dia, é fundamental que a planta física seja revista com periodicidade, com pelo menos quatro anos”, destacou e mandou um recado:

“Me recordo na época, das mudanças que realizamos na cidade, das brigas que compramos, mas tudo sempre foi com foco no bem coletivo. Tenho certeza que a atual legislatura também irá fazer isso. Sempre com foco no coletivo”.

 CPI do IPTU 

 A CPI foi instaurada, a pedido do vereador Edson Souza (MDB) para apurar supostas irregularidades no cadastro e pagamento do imposto em cerca de 26 mil imóveis do município de Divinópolis. De acordo com a denúncia, estes imóveis pagariam valores abaixo do valor da cota básica.