A posse deve ocorrer nos próximos dias e marca o compromisso do novo presidente em fortalecer a preservação cultural de MG
O ex-prefeito de Itapecerica, Wirley Rodrigues Reis, conhecido como Têko, foi nomeado presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ouro Preto (FAOP). O ato consta no Diário Oficial do Governo de Minas Gerais deste sábado (25/1). A posse deve ocorrer nos próximos dias e marca o compromisso do novo presidente em fortalecer a preservação cultural e incentivar as artes em Minas Gerais.
“Estou muito feliz e emocionado. Quero agradecer a confiança do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e do governador Romeu Zema. Será um grande desafio, e podem ter certeza de que, com toda a equipe da FAOP, faremos um trabalho inovador na gestão dos projetos que abrangem desde a formação artística até a preservação e restauração de patrimônios históricos, além da promoção cultural e artística de Minas Gerais”, afirmou Têko.
Quem é Wirley Rodrigues Reis, o Têko
Com 43 anos, Têko tem graduação em Administração de Empresas e possui uma sólida trajetória política. Eleito prefeito de Itapecerica em 2016, conseguiu se reelger em 2020 com mais de 80% dos votos, um feito histórico no município. Transformações nas áreas de infraestrutura, cultura,bem como turismo, maracam a gestão. Assim, consolidando a cidade como referência em eventos públicos, como o Festival de Gastronomia Rural, o Festival de Inverno e o Natal Iluminado.
Além de sua atuação como prefeito, Têko tem se destacado em entidades representativas, sendo presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Além disso, é secretário-geral da Associação Mineira de Municípios (AMM).
Ele também já presidiu o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (CISVI), assim como a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI), ambos por dois mandatos.
- Suspeito de atear fogo em cadela tem mandado de prisão expedido em Divinópolis
- Menino de 4 anos morre afogado em lagoa no Country Clube de Formiga
- Policial reformado é suspeito de matar homem em São Gonçalo do Pará
- Brasil cobra explicações dos EUA por “tratamento degradante” a brasileiros deportados
- Homem é morto a tiros em São Gonçalo do Pará
Sobre a Fundação de Arte e Cultura de Ouro Preto (FAOP)
A Fundação de Arte e Cultura de Ouro Preto (FAOP), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), teve a criação em 1968 como um espaço para fomentar a arte e a cultura em Minas Gerais.
Idealizada pelo poeta Vinicius de Moraes e outras personalidades renomadas, como o escritor Murilo Rubião, a FAOP tem desempenhado um papel essencial na preservação do patrimônio histórico, bem como na formação artística.
Desde sua criação, a instituição mantém a Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade (EARMFA), pioneira na formação de conservadores e restauradores no Brasil. Em seus mais de 50 anos de atuação, a FAOP consolidou-se como referência em conservação, restauração e promoção das mais diversas linguagens artísticas.