Denúncia de Infração Político Administrativa foi protocolada nesta quinta e deve ser lida na próxima reunião

O ex-procurador jurídico da prefeitura de Cláudio, Renato Nogueira, protocolou, nesta quinta-feira (06), Denúncia de Infração Político Administrativa pedindo a cassação do mandato do prefeito José Rodrigues Barroso de Araújo, popularmente conhecido como Zezinho (PRTB) – processo similar ao do impeachment.

De acordo com uma entrevista de Renato, ele conta que o protocolo, de mais de mil páginas, formaliza denúncias que o mesmo fez durante um pronunciamento na Tribuna Livre da Câmara Municipal, na última semana, envolvendo supostas irregularidades, como contratações ilícitas e diretas do Executivo, sem a observação de processos licitatórios e obras pagas e não realizadas.

Ao PORTAL CENTRO-OESTE, o advogado contou que após sair do Executivo, ele começou a receber, em 2016, denúncias de pessoas que estavam dentro do Governo e diante disso, resolveu investigar.

“Quando eu estava lá, depois que eu anulei um concurso público, comecei a perceber algumas coisas, inclusive envolvendo reuniões a portas fechadas, cheguei a dar pareceres contrários a alguns processos licitatórios”, falou.

Ele ainda esclareceu que a saída do Executivo se deu a um próprio pedido dele e desde aquela época, após notar que algumas empresas estavam recebendo sem a devida prestação do serviço, ele falou com Zezinho, porém, o advogado contou que o prefeito fez de conta que não estava acontecendo nada.

“Inclusive, uma empresa é do marketeiro de campanha dele. Atualmente, esse marketeiro ganha R$ 31.5 mil para fazer um evento gastronômico, onde todos os custos correm por conta dos donos de bares e restaurantes e ele ainda tem exclusividade para vender a bebida no dia da final” declarou.

Renato ainda afirmou que na próxima segunda-feira (10), ele fará novas denúncias.

A denúncia será lida no plenário do Legislativo e terá a apreciação para que a admissibilidade das irregularidades seja aceita ou não. Ainda segundo Renato, o rito será por maioria simples. Caso seja acatada, será instalada uma comissão processante para a investigação e o relatório deverá, então, ser apreciado por maioria absoluta de dois terços.

Prefeitura

Em nota, a prefeitura de Cláudio se pronunciou, dizendo que as denúncias feitas por Renato são de caráter político e com a intenção de desconstruir as conquistas e imagem do Executivo.

“Prova disso é que as contas do Município foram aprovadas, tanto pelo Tribunal de Contas, como pelo Legislativo. Todos os procedimentos licitatórios são realizados na mais perfeita lisura e estão disponíveis no Portal da Transparência, para qualquer pessoa interessada”, disse a prefeitura.