Fato ocorreu na manhã desta sexta-feira (27), próximo à BR-494; Helicóptero do BOA está auxiliando no resgate
Uma explosão foi registrada em uma siderúrgica, situada na BR-494, em Divinópolis, durante a manhã desta sexta-feira (27).
De acordo com informações do Samu, três pessoas ficaram feridas na ocorrência, sendo duas delas, em estado grave. Duas ambulâncias, sendo as unidades de suporte básico e avançado, foram empenhadas para o local.
A de suporte básico foi para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA Divinópolis), apoiar o atendimento de uma vítima que foi encaminhada para o local, por um veículo da Siderúrgica. Após estabilização, o homem, de idade não identificada, foi transferido para a Sala Vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus e foi transferido via aérea para o João XXIII em Belo Horizonte. Ele teve aproximadamente 80% do corpo queimado.
Uma outro homem, também de idade não identificada, com aproximadamente 90% do corpo queimado, foi atendido pela USA e foi encaminhado pelo helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), também para o Hospital João XXIII.
Uma terceira vítima, um homem, também não identificado, foi levado para a Sala Vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus por terceiros, apresentando queimadura ocular.
O Corpo de Bombeiros permanece no local, para o combate às chamas. Esta reportagem será atualizada, assim que mais informações forem divulgadas.
Causas da explosão e combate às chamas
Segundo o Corpo de Bombeiros, no local, havia um tanque de cerca de seis metros de altura, que armazenava uma espécie de pó carvão, chamada de injeção de finos. Duas das vítimas, que eram funcionários da empresa, perceberam que este depósito estava muito quente e realizaram um procedimento de resfriamento, o qual uma descarga foi aberta. Com isso, parte do material saiu, subiu pela superfície e entrou em contato com o oxigênio, causando a explosão e um incêndio, ao mesmo tempo.
Quando os militares chegaram na siderúrgica, o depósito de munha e as esteiras, que transportam os materiais da siderúrgica, estavam pegando fogo. A guarnição fez o isolamento do local, combateu os focos de incêndio e esvaziou e fechou o depósito, para que o pó não saísse novamente. Uma central elétrica também foi danificada. A terceira vítima seria um eletricista da empresa, atingido por um choque elétrico.
Para controlar o fogo, os Bombeiros utilizaram 4.5 mil litros de água, do primeiro caminhão que chegou ao local. Como o material estava muito quente e foi derramado no solo, foi preciso fazer um rescaldo, mas devido ao fator da parte elétrica estar danificada, não foi possível acionar os hidrantes.
Portanto, foi utilizada uma caixa d’água da siderúrgica, até que uma segunda guarnição dos Bombeiros chegasse com um caminhão contendo 10 mil litros de água, assim concluindo o trabalho de rescaldo.
O PORTAL GERAIS tentou contato com a siderúrgica, mas as ligações não foram atendidas.
Atualização: O Hospital João XXIII publicou, às 15h50, um boletim informando que as duas vítimas transferidas, chegaram à unidade, sendo uma em estado grave e a outra em estado gravíssimo. A terceira vítima segue internada no CSSJD.
Reportagem atualizada às 16h20 desta sexta-feira (27)
Fotos: Samu Oeste/Corpo de Bombeiros