Skip to main content

Exposição de orquídeas contará com mais de mil espécies

Amanda Quintiliano

 

Haverá premiações para diferentes categorias da planta (Foto: Divulgação)

Haverá premiações para diferentes categorias da planta (Foto: Divulgação)

Apaixonados por orquídeas podem aproveitar o final de semana para tirar dúvidas sobre o cultivo. Começa hoje (25), em Divinópolis, a 21ª Orquídea Fest. Serão mais de mil espécies em exposição cultivadas em, pelo menos, 25 municípios diferentes. Seis mil pessoas devem passar pelo Ginásio Poliesportivo “Fábio Botelho Notini” nos três dias de evento. São esperadas admiradores de São Paulo, Pernambuco e de outros estados brasileiros.

 

A exposição foi idealizada há 21 anos pela Associação Orquidófila de Divinópolis (AOD). De lá para cá, ela só foi crescendo. Iniciou-se apenas com as plantas dos associados e, hoje, já conta com a colaboração de cultivadores de vários estados. A ampliação se deu por vários motivos. Um deles foi possibilitar a apresentação de espécies ainda desconhecidas, até mesmo por quem cultiva.

 

“Cada região costuma ter uma espécie diferente por causa do clima, do cultivo. E, elas serão colocadas em exposição”, disse o presidente da Associação, Silvio Guimarães.

 

Este ano completa 16 anos que Geraldo Magela da Fonseca, 46 anos, cultiva a orquídea. No orquidário dele, no bairro Espírito Santo, em Divinópolis, estão mais de duas mil plantas. A beleza e o cheiro foram os fatores que o atraiu. “Achei bonito e comprei um vaso, depois fui para uma exposição e comprei. Quando vi já estava cultivando. A cada local que eu ia e via uma diferente eu comprava”, conta.

 

Evento

 

A abertura será hoje às 20h30 no poliesportivo. Amanhã (26) será aberto a visitação de 8h às 21h e no domingo (27) de 9h às 16h. O encerramento será às 16h30 com a entrega de prêmios. Os expositores foram divididos em 10 categorias que vão desde orquídeas naturais brasileiras, estrangeiras, microorquídeas, raridade, até espécie sazonal. Aos vencedores serão entregues troféus.

 

O poliesportivo fica na Avenida Getúlio Vargas, 900, no Centro de Divinópolis.

 

Amanda Quintiliano

Sou fundadora do Portal Gerais. Jornalista por formação e paixão. Curiosa, observadora e questionadora. Mãe da Cecília, na desafiadora e gratificante tarefa de maternar, empreender, realizar-se.

Leave a Reply