Skip to main content

“Faixa de matar pedestre”: instalação de passarela é urgente na MG-050

By 17/11/2022novembro 22nd, 2022Política

Josafá Anderson aguarda visita de técnicos do DER para agilizar a implantação da passarela próximo ao restaurante Verona: “antes que mate uma pessoa”

O vereador de Divinópolis Josafá Anderson (CDN) criticou a implantação de uma faixa de pedestres próximo ao restaurante Verona na MG-050, no bairro Icaraí. “Faixa de matar pedestre”, disparou o parlamentar, alegando que não há visibilidade para dar segurança.

Ele aguarda a visita de técnicos do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER) à cidade na próxima semana.

O parlamentar esteve, nesta quarta-feira (16/11), em Belo Horizonte, cobrando agilidade para instalação de uma passarela para substituir a faixa de pedestre instalada próximo ao restaurante Verona na MG-050, onde há obras de duplicação.

“Uma rodovia muito movimentada que ao invés de colocar passarela, colocou uma faixa elevada, uma faixa que eu denomino faixa de matar pedestre, de pouca visibilidade para o motorista e também para o pedestre”, afirmou.

Ele trata a questão como “urgente”.

“Estive em BH cobrando do DER uma maior agilidade no projeto da passarela, que seja aplicado rápido, antes que mate uma pessoa”, enfatizou.

Vereador quer substituição por passarela (Fotos: Arquivo pessoal/Josá Anderson)

Medidas

A AB Nascentes das Gerais informou que a referida passarela no bairro Icaraí não está prevista no contrato de concessão. Entretanto, a possibilidade de instalação está passando por tratativas junto à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA/MG), para uma possível inclusão no contrato, mediante assinatura de termo aditivo.

Caso o projeto enviado pela concessionária seja aprovado pelo Estado, a passarela será instalada no km 119,4.

“Importante ressaltar que esta é uma das maiores frentes de obras de duplicação no trecho da MG-050, entre o km 118 e 122, em Divinópolis. Teremos pistas duplas, entre os quilômetros 118,9 (próximo ao Parque do Gafanhoto) e 121 (próximo à entrada do bairro Vila Romana)”, mencionou.

Veja o que diz o vereador:

Nestas obras, segundo a concessionária, para ampliar a segurança para os pedestres, há passagens de pedestres nos dois viadutos que serão construídos em breve no km 120,5, dando acesso aos bairros São Caetano, Lagoa dos Mandarins, Icaraí, Vila Romana e outros.

Há também uma passagem de pedestres concluída no km 118,7, no retorno do bairro Icaraí, já em operação, com passeio nas marginais próximas ao Parque do Gafanhoto. Além de passagem inferior de pedestres, no km 118,4, que liga o bairro Icaraí ao Lagoa dos Mandarins.

“Outra medida para a travessia de pedestres está sendo mantida por meio de faixas elevadas. Esta sinalização e implantação da passagem foi aprovada previamente pelo DER-MG e segue todas as condicionantes estabelecidas em normativas e manuais vigentes de sinalização. Foi realizada também, no trecho em questão, a implantação de sinalização viária vertical e horizontal ostensiva”, comunicou a AB Nascentes das Gerais.

Já na marginal, além da sinalização ostensiva, devido à baixa velocidade regulamentada da pista, foi implantada, segundo a concessionária, lombada a 100 metros da faixa de pedestres, de forma a reduzir a velocidade do veículo e alertar os motoristas da presença da travessia de pedestres no local.

A sinalização presente no trecho se manterá até a definição do poder concedente quanto a inclusão da passarela de pedestres no km 119,4.