Marina Assis

 

O restaurante fica na Rua Goiás, região central de Divinópolis (Foto: Marina Assis)

O restaurante fica na Rua Goiás, região central de Divinópolis (Foto: Marina Assis)

Após uma semana com as portas fechadas, um restaurante na região central de Divinópolis, reabriu, nesta terça-feira (03), as portas. O proprietário decidiu paralisar o atendimento para adequar o estabelecimento a uma série de exigências da Vigilância Sanitária. Os principais problemas do local eram relacionados à falta de higiene e exposição inadequada de produtos a serem comercializados. Sem as adequações, o local corria o risco de ser interditado.

 

“A decisão de paralisar as atividades partiu do próprio dono para que as mudanças fossem mais rápidas e não causassem transtornos a seus clientes”, declarou a gerente de Vigilância Sanitária, Andréia Dellatt. A mudança já é perceptível para quem passa pela rua, o ambiente parece mais claro e maior.

 

Fiscais voltarão ao local, nesta quarta-feira (04), para realizarem uma nova inspeção, e caso os problemas apontados não tenham sido resolvidos o restaurante poderá ser multado e ter as portas fechadas por determinação da Vigilância.

 

Fiscalização

 

Somente em Divinópolis, 650 empresas são visitas por mês pela fiscalização da Vigilância Sanitária. Antes dos ambientes serem multados ou interditados, os proprietários são notificados por pelo menos cinco vezes.

 

Os casos mais comuns de irregularidades são de produtos vencidos ou sem registro de funcionamento. A vigilância vai até os estabelecimentos e avalia as condições de limpeza, exposição de produtos e higiene do local e de funcionários. Se houver alguma ilegalidade a empresa recebe um prazo para fazer as alterações pedidas pela Vigilância que volta ao fim do prazo e realiza uma nova inspeção. Caso esteja novamente inadequada, a empresa é multada e pode ser interditada.