Falta de segurança no trânsito na porta de escolas é debatida na Acasp
Foto: ACASP / Divulgação

Na reunião, foram debatidas a segurança viária, destacando a necessidade de travessias elevadas próximas a escolas, e a campanha “Não dê esmolas”.

Na manhã desta quarta-feira (12/06), a Associação para Assuntos de Segurança Pública de Divinópolis (ACASP) reuniu representantes em sua sede na ACID para discutir questões pertinentes à segurança viária, entre outros temas. O conselho técnico, composto por forças de segurança e secretários do Executivo, ofereceu orientações sobre a viabilidade de atendimento às demandas apresentadas.

Implantação de travessias

Um dos assuntos de destaque foi a necessidade de implementação de travessias elevadas nas proximidades das escolas, visando garantir a segurança dos alunos durante o acesso às instituições de ensino. Representando a deputada Lohanna França, sua assessora Patrícia relatou a preocupação dos pais em relação ao risco enfrentado pelas crianças em ruas com tráfego intenso ao redor das escolas, citando o caso do SESI como exemplo.

Vitor Moreira, representante da Settrans, esclareceu que a intervenção pública para atender a essa demanda é inviável de acordo com a legislação vigente, uma vez que o SESI é um empreendimento privado responsável por garantir a segurança viária no acesso à sua sede.

Campanha “Não dê esmolas”

Além disso, a reunião abordou a campanha “Não dê esmolas”, visando conscientizar a população sobre as consequências do ato de oferecer esmolas, que muitas vezes perpetua a permanência de cidadãos em situação de rua, dificultando o acesso aos serviços de assistência social.

Serviços de acolhimento

Juliana Coelho, secretária de Assistência Social, destacou ações recentes que resultaram no encaminhamento de moradores de rua para os serviços de acolhimento ou para suas cidades de origem, e solicitou apoio da comunidade para conscientizar os comerciantes sobre os impactos negativos da doação de barracas ou camas, que dificultam o trabalho da Assistência Social.

Por fim, Juliana Coelho compartilhou a premiação recebida em Belo Horizonte por iniciativas de coparticipação em renda para alocação de jovens em situação de vulnerabilidade social em repúblicas, ressaltando o compromisso de Divinópolis em criar oportunidades para esse público.