Emanuela Souza

Família organiza grupo para a coleta voluntária de lixo em Divinópolis. Intitulado Grupo Ecológico Nova Era (GENE), os participantes saem aos domingos de manhã para recolher lixo em bairros da cidade. O grupo trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e o projeto Sala Verde.

A iniciativa surgiu ano passado, Mauro Henrique de Oliveira coordenador do projeto, conta que se sentia extremamente incomodado com a sujeira nas ruas da cidade, e possuía anseio de poder fazer alguma coisa para mudar aquela realidade. Foi então que surgiu a ideia de juntar amigos e familiares para realizarem a limpeza das ruas.

O Semusa fornece sacos de lixo para as coletas e uma caminhonete para o recolhimento de sucata. Todo o ferro-velho recolhido é encaminhado para o Projeto Verde, onde é revertido em mudas de plantas, e essas são distribuídas na comunidade. O lixo reciclável é entregue ao lar de meninas do bairro Porto Velho, onde é vendido para arrecadar fundos para a entidade.

 

coleta1

Além da coleta, o grupo já realizou palestras em escolas, conscientizando alunos e professores sobre a importância de manter o meio ambiente limpo, e que esse é um trabalho de toda a população. Mauro espera que até o ano que vem, consiga transformar a ação em uma Organização não Governamental (ONG) e poder expandir o projeto para abranger mais bairros e talvez até outras cidades. Porém, ele afirma que ainda há uma relutância da população. “A maioria das pessoas acha que esse é um trabalho de baixo nível, por isso não conseguimos encontrar tantas pessoas dispostas a aderir a essa proposta” diz.

Apesar de possuir poucos voluntários, o projeto segue abrindo novas campanhas. Umas delas é a de recolhimento de buchas de cozinha, escovas e embalagens de pasta de dentes, materiais que recicláveis que são dispensados no lixo comum. Esses resíduos demoram a se decompor na natureza, e dificultam ainda mais o processo de sustentabilidade.  “Essa é uma iniciativa familiar, que surgiu devido ao incômodo que nós tínhamos com essa falta de educação e consciência. Hoje a gente realiza palestras em escolas para poder estar conscientizando as pessoas sobre isso.” Afirma Rosa Teles de Oliveira, uma das integrantes de grupo.

Além da responsabilidade ecológica, o grupo também contribui com ações sociais, arrecadando alimentos para comunidades carentes de Divinópolis. Atualmente conta com a ajuda de cerca de 12 pessoas, e não há restrições para a entrada do grupo, qualquer cidadão pode participar das coletas, palestras e projetos sociais realizados por eles.