Redação

 

As famílias beneficiadas pelo programa federal “Minha Casa, Minha Vida” já estão recebendo os pisos novos. Hoje (13) pela manhã, pedreiros já estavam trabalhando em algumas casas do conjunto habitacional Jardim Copacabana. Todos os moradores receberam cartas avisando do novo benefício para quem não instalou o revestimento nos últimos 12 meses.

 

Uma das já beneficiadas é a dona de casa Olga Batista de Castro, 60 anos. “Estão aqui em casa agora instalando, mas quero ver como ficará depois de pronto. Se vai ficar bom mesmo porque tem muito tempo que eu estava correndo atrás disso”, disse.

 

Outra moradora, a jornalista Katiuscia Freitas, se cadastrou hoje (13) pela manhã para ter direito ao piso. “Podia ter sido antes, mas é bom, porque muitas pessoas neste último ano não conseguiram nem levantar o muro, quem diria colocar piso. E, não é digna uma casa sem piso”, comenta.

 

Em Divinópolis, 1,2 mil unidades dos três conjuntos habitacionais serão beneficiados. O trabalho está sendo desenvolvido por uma construtora.

 

Procedimento

 

O custo de instalação do piso será bancado pelo Programa. Por decisão do governo, nenhuma família será onerada. Pela portaria, seriam oferecidas às famílias a possibilidade de escolha de três tipos de piso: piso cerâmico; em laminado de madeira; e em manta vinílica. Entretanto, no Copacabana há apenas uma das opções: cerâmico branco.

 

O revestimento será colocado nas áreas internas das unidades e também nas áreas comuns dos edifícios. Hoje, as áreas molhadas das unidades habitacionais – banheiro e cozinha – já contam com o piso cerâmico instalado.

 

A colocação de piso nas unidades habitacionais visa à melhoria das condições de vida das famílias. Além disso, a medida irá facilitar a manutenção dos imóveis permitindo a preservação da qualidade com que essas unidades foram entregues aos beneficiários.

 

As especificações do programa foram revistas na fase dois. O governo decidiu colocar piso em todos os cômodos, inclusive nas áreas comuns. Diante disso, a Caixa Econômica Federal (CEF) adotou as seguintes providências:

 

Em todo o país, as 78.670 imóveis em processo de construção terão seus contratos aditados para trocar as especificações para piso cerâmico em todos os cômodos A instalação obedecerá cronograma, que será construído observando as especificidades de cada região e a realidade de cada empreendimento.

 

Para as 325.458 unidades já entregues, a Caixa fará, a partir de visitas aos imóveis, um inventário das interessadas em colocar o piso para então ser iniciada a instalação do revestimento escolhido.