Agora, 39 dos 41 itens ofertados são distribuídos sem custo, enquanto os demais continuam com copagamento de até 90%.
A partir desta semana, o programa Farmácia Popular passa a oferecer gratuitamente mais dez medicamentos. A nova lista inclui remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, além dos já existentes para diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, bem como anticoncepcionais.
Atualização dos itens
“Com a atualização anunciada, 39 dos 41 itens ofertados pelo Farmácia Popular passam a ser distribuídos gratuitamente,” informou o Ministério da Saúde. Para os demais medicamentos e insumos, o Ministério da Saúde continua a arcar com até 90% do valor de referência, com o cidadão pagando o restante, conforme o valor praticado pela farmácia.
- Divinópolis sedia campeonato infantil de capoeira neste fim de semana
- TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro
- ALMG convoca secretário de Cultura para explicar atraso nos editais da Lei Aldir Blanc
- Operação Piracema coleta 16 redes de pesca no Rio São Francisco
- Acelera Divinópolis realizará apresentação de pitches das startups participantes
O programa
O Farmácia Popular, criado em 2004, visa disponibilizar medicamentos e insumos de saúde em todo o país. “Atualmente, estamos presentes em 85% dos municípios brasileiros, com uma lista de mais de 31 mil estabelecimentos credenciados,” destacou o governo federal. A meta do Ministério da Saúde é cobrir 93% do território nacional.
Meta
“Para alcançar essa meta, o credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para os municípios que participam do Mais Médicos – uma estratégia que visa a diminuição dos vazios assistenciais,” informou o ministério.
Lista completa de medicamentos e insumos
A lista completa de medicamentos e insumos disponibilizados pode ser acessada aqui.
*Com informações da Agência Brasil