Farmácia Popular passa a ter todos os medicamentos gratuitos

Minas Gerais
Por -14/02/2025, às 16H31fevereiro 14th, 2025
farmacia popular mg
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Saiba quem pode se beneficiar com os medicamentos gratuitos da Farmácia Popular

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou, nesta quinta-feira (13/2), que todos os 41 medicamentos disponibilizados pelo Programa Farmácia Popular serão gratuitos. O comunicado ocorreu durante o Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília.

A partir de agora, todos os medicamentos, incluindo fraldas geriátricas e remédios para doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e asma, terão distribuição gratuita nas farmácias credenciadas.

Medicamentos da Farmácia Popular gratuito para toda a população brasileira

De acordo com o Ministério da Saúde, a medida beneficiará imediatamente mais de um milhão de pessoas que, até então, pagavam uma taxa de coparticipação para ter acesso aos medicamentos. Agora, qualquer cidadão que se enquadre nos critérios do programa terá acesso gratuito aos insumos essenciais para tratamentos de diversas condições de saúde.

Entre os itens que passam a ser distribuídos sem custo estão as fraldas geriátricas, destinadas a idosos com 60 anos ou mais. A ministra destacou a importância dessa inclusão, considerando o envelhecimento progressivo da população brasileira.

“Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance, principalmente nas áreas mais remotas desse país”, afirmou Nísia Trindade.

Expansão do Farmácia Popular no Brasil

Atualmente, o Farmácia Popular está presente em 4.812 municípios. Isso corresponde a 86% das cidades brasileiras e a 97% da população nacional, por meio de mais de 31 mil farmácias credenciadas. Com a ampliação anunciada, o governo federal pretende incluir mais 758 cidades que ainda não contavam com o programa.

Criado em 2004, o Programa Farmácia Popular visa facilitar o acesso da população a medicamentos essenciais. Entre os principais remédios disponibilizados estão aqueles utilizados no tratamento de hipertensão arterial. Além disso, diabetes, asma, osteoporose e dislipidemia, além de anticoncepcionais e medicamentos para doenças psiquiátricas.

Como ter acesso aos medicamentos gratuitos do Farmácia Popular

Para retirar os medicamentos gratuitamente, o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade. A prescrição pode ser emitida tanto por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por médicos da rede particular.

Alerta para a prevenção da dengue

Durante o evento, a ministra Nísia Trindade também alertou sobre a importância da participação das prefeituras no combate à dengue. Ela enfatizou que as gestões municipais são fundamentais para a prevenção da doença.

“Muito pode ser feito, principalmente no âmbito municipal, com a limpeza urbana e a eliminação de água parada. Isso porque 75% dos focos do mosquito estão nas nossas casas e ao redor delas”, ressaltou.

A ministra informou que, em 2023, o Brasil registrou 6,5 milhões de casos de dengue, atribuídos às mudanças climáticas e à variação dos sorotipos do vírus. O sorotipo 3, inclusive, é o que mais preocupa as autoridades sanitárias atualmente.

Nísia Trindade destacou que a vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes em mais de dois mil municípios. Ela reforçou a importância de os pais levarem os filhos para receberem a segunda dose, essencial para a eficácia da imunização.

Para apoiar as cidades, o Ministério da Saúde tem investido em novas tecnologias, como a introdução da bactéria Wolbachia, que impede a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito Aedes aegypti. Além disso, houve a distribuição de novas unidades para dispersão de larvicida e houve o reforço na capacitação de agentes de endemias em todo o Brasil.

Com as medidas anunciadas, o governo espera ampliar o acesso da população brasileira a medicamentos gratuitos, garantir a continuidade do tratamento de doenças crônicas e fortalecer as ações preventivas contra a dengue, especialmente nas regiões mais afetadas pelo aumento de casos nos últimos anos.

Com informações da Agência Brasil