Iniciativa do Ministério da Saúde começa com mensagens para hipertensos
O Ministério da Saúde (MS) informou que, a partir desta semana, passará a enviar mensagens para cidadãos que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e são beneficiários do programa Farmácia Popular. A medida tem como foco conscientizar sobre a importância de não interromper o tratamento com medicamentos de uso contínuo.
Num primeiro momento, os alertas serão destinados a pessoas diagnosticadas com hipertensão que realizaram apenas três retiradas de medicamentos nos últimos 12 meses. Segundo a pasta, aproximadamente 270 mil mensagens serão disparadas nessa fase inicial, que servirá como teste para avaliar a efetividade da estratégia. No total, 3,5 milhões de pessoas estão na mesma situação monitorada.
- Comércio de Divinópolis não poderá abrir no feriado deste sábado, 15 de novembro
- CDL Divinópolis elege Gustavo Consoli presidente para o triênio 2026–2028
- Acidente grave deixa uma pessoa morta na MG-050, em Pimenta
- MP aciona Estado após pressão de Lohanna sobre situação crítica do CICALT
- Cleitinho segura apoio a Euclydes Pettersen até fim das investigações da PF
Além disso, os avisos serão encaminhados por WhatsApp, caixa postal ou pelo aplicativo Gov.br. Para garantir a segurança, é essencial que o cidadão confira se a conta de WhatsApp possui o selo azul de verificação da Meta, que aparece ao lado do nome do perfil, confirmando que a mensagem é oficialmente do governo federal.
Outro detalhe importante é que, sempre que for notificado, o cidadão receberá uma pergunta para confirmar se deseja continuar recebendo mensagens relacionadas ao Ministério da Saúde. Dessa forma, o controle sobre as comunicações permanecerá nas mãos do usuário.
Por fim, o Ministério da Saúde informou que, além dos alertas sobre a retirada de remédios para hipertensão, estão previstos lembretes para quem faz uso de medicamentos para diabetes, além de avisos sobre campanhas de vacinação e agendamentos de consultas com especialistas.



