A professora e pesquisadora da Universidade Autônoma Metropolitana(UAM), Miriam Calvillo classificou a apresentação do Fazendo Arte na Cidade do México como surpreendente. Os quatro representantes do projeto atraíram a atenção do público em mostrar a importância da proposta da arte como ferramenta na intervenção de apoio social.
O Fazendo Arte participou do “Encontro Internacional: Experiências Comunitárias e Encontros Interculturais” da Universidade Autônoma Metropolitana na Cidade do México. A coordenadora do projeto, Lenir de Castro; a diretora artística, Lene Pereira; o arte-educador, Rubens Mimoso e aluna Ana Sena participaram do encontro.
Lene, Mimoso e Ana também receberam elogios dos participantes do encontro.
A professora mexicana afirmou que o seu país atravessa momentos complicados e o projeto Fazendo Arte traz esperança.
“México vive uma situação de grandes sofrimentos e injustiças, a violência tem crescido, a insegurança é a nossa companheira constante. Os jovens acreditam cada vez menos nas autoridades e desconfiam das instituições, a desconfiança tem ganhado muita força. Uma experiência como Fazendo Arte traz esperança. É uma pausa para perceber que, com imaginação e trabalho é possível construir novas experiências comunitárias”, explicou.
O quarteto brasileiro apresentou o trabalho através de palestras, vídeos, jornais, banner, fotos e outros materiais de divulgação do projeto.
O encontro internacional organizado pela Universidade Metropolitana do México reuniu profissionais da Alemanha, França, Colômbia, Guatemala Panamá, Espanha e Portugal, além de representantes do país sede do evento. O encontro foi de 9 a 11 desde mês e a proposta do Fazendo Arte foi transmitida ao vivo pela TV UAM-X.