Na manhã do próximo sábado (19), a VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settrans), a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil realizarão um simulado de abalroamento na passagem de nível localizada no bairro Esplanada. A ação preventiva tem como objetivo reforçar dicas de segurança sobre a travessia na linha férrea e faz parte das atividades previstas para a Semana Nacional de Trânsito na cidade.
Durante o simulado, serão distribuídos materiais educativos que esclarecem, por exemplo, o fato de um trem carregado poder levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. Por isso, ao notar a aproximação da composição, motoristas e pedestres nunca devem se arriscar. Os maquinistas são treinados para acionarem buzinas e faróis das locomotivas ao trafegarem em trechos urbanos.
O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que os trens têm preferência de passagem sobre os demais veículos. A legislação também prevê que o condutor que não para antes de transpor a linha férrea comete infração gravíssima e pode ser multado, além de perder sete pontos na carteira (artigo 212).