Federação monta chapa para eleições de outubro em Divinópolis
A federação formada pelos partidos PV, PCdoB e PT anunciou uma chapa completa com 18 candidatos para as eleições proporcionais, buscando ampliar sua representatividade.

A federação formada pelos partidos PV, PCdoB e PT anunciou uma chapa completa com 18 candidatos, buscando ampliar sua representatividade.

A corrida eleitoral para a Câmara Municipal de Divinópolis em outubro promete ser acirrada. A federação formada pelos partidos PV, PCdoB e PT anunciou, nesta terça-feira (26/3), uma chapa completa para as eleições 2024 proporcionais. O agrupamento, que reúne 18 candidatos, busca ampliar sua representatividade no legislativo municipal.

Divisão interna

De acordo com a divisão interna, o Partido Verde (PV), que já possui dois vereadores eleitos no pleito de 2020, detém a maior parcela de candidaturas dentro da federação, reflexo de sua atual representatividade na Câmara. No entanto, o presidente do PV municipal Rodyson do Zé Milton, não vê essa configuração como definitiva.

“Essa questão passa também pelo que vem sendo conversado pelos três partidos desde a institucionalização da federação, mas que também é pautado pelo bom senso”, afirma Rodyson do Zé Milton, presidente do PV e vereador atuante.

De acordo com Rodyson, o partido está aberto a flexibilidade em relação às vagas.

“Nossa prioridade é a formação de uma chapa de qualidade, com nomes fortes. Se houver necessidade, é claro que o PV abre mão de algumas das vagas”.

Mais votados

No sistema de federações partidárias, há a soma dos votos conquistados por todos os partidos integrantes, definindo o número de cadeiras alcançadas pela federação. Os candidatos mais votados entre todos os partidos da federação são, então, eleitos. Um método que incentiva a cooperação e fortalece as alianças políticas.

Prazos eleitorais

À medida que as eleições se aproximam, candidatos e eleitores devem estar atentos aos prazos eleitorais essenciais:

  • 6 de abril marca o último dia para filiação partidária e para o registro dos estatutos de partidos políticos e federações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de ser o prazo final para a definição do domicílio eleitoral.
  • 8 de maio é o último dia para emissão ou regularização do título eleitoral.
  • O primeiro turno das eleições está agendado para 6 de outubro, seguido pela diplomação dos eleitos até 19 de dezembro. Vale ressaltar que Divinópolis não realiza segundo turno de votação.