Evento começa na próxima segunda-feira (08); Veja a programação da semana literária 

João Victor

Com uma nova proposta, entre os dias 8 e 13 de abril, estará ocorrendo a segunda edição da Festa Literária de Araújos (Flara). Diferente da edição anterior, o foco este ano não será apenas o evento, mas sim a realização de uma semana literária.

Em comemoração ao mês da literatura infantil, a Flara teve sua data alterada, passando de novembro para o mês de abril, sendo realizada também neste mês nas edições posteriores. De acordo com o organizador do evento, Eduardo Andrade, como uma forma de homenagear as crianças, dentro da festa, haverá encontros de contadores de histórias.

“Nossos autores homenageados serão as crianças, pois tenderemos a promover nelas o desejo de escrita e leitura. Serão três grandes eventos unidos, em prol da cultura e da promoção de literatura e recursos simbólicos para as crianças”, pontua Eduardo.

Sobre o objetivo da festa, o organizador afirma que é o de difundir e democratizar a literatura, principalmente em tempos onde se fala sobre armamento da população. Segundo Eduardo, devemos armar as crianças com outros recursos, como livros, cinema, música e teatro.

Eduardo também declara que a recepção do público com a Flara em 2018 foi muito boa, tendo grande adesão de público tanto de Araújos quanto outras cidades. Para este ano, a expectativa é de que o evento se firme como outra referência na contação de histórias e união dos contadores. Para os autores regionais, é um espaço para apresentarem seu trabalho e de conhecer o do próximo.

“Acreditamos na união, nas crianças e na cultura, e juntos a promoveremos, este é o lema que vamos levar para todas as nossas festas literárias. Nossa expectativa nem é tanto sobre a dimensão do público, mas sim a qualidade do evento, e que as crianças saiam comentando sobre literatura pela cidade, esse é o nosso ponto principal”, exclamou o organizador.

Veja a programação da Flara (de 08 a 13 de abril):

Dia 8 – Contação de histórias: 

Creche, APAE, CMEI

Dias 9 e 10 – Escola Municipal Dona Saninha (9) e Escola Municipal Percília Leonardo (10):

Lançamento de livro – Morangos: o mundo não é dos espertos!

Livro de Eduardo Lucas Andrade e história contada por Glauce

Dia 11 – Escola Estadual José Manoel:

Pela manhã: Eder Deivid e Eduardo Andrade com o assunto Literatura Marginal e Periférica

À tarde: Oficina Rede Sesc – História de Araújos com Antônio Ferreira

À noite: Um livro me contou – Com a Youtuber Gislendo

Dias 12 e 13 – Flara (Veja as fotos abaixo)

Fotos: Divulgação