Seis cidades irão receber o festival (Foto: Divulgação)

Mais de 3 mil compositores de 22 estados brasileiros disputaram uma vaga entre as 156 músicas que serão apresentadas no 45º Festival Nacional da Canção. Para a equipe de triagem a qualidade das músicas inscritas foi o que mais chamou a atenção. Letras e melodias que surpreenderam quem trabalhou na seleção das classificadas.

“O número de inscritos foi praticamente o mesmo do ano passado, mas a qualidade das músicas conseguiu ainda ser melhor, dificultando o nosso trabalho”. explica Cristina Marques, coordenadora do Fenac.

A temporada de inscrições durou três meses. E muitos artistas aproveitaram esse período para trabalhar as gravações de músicas que já estavam na manga. Foi o que aconteceu com o cantor e compositor, Cláudio Fraga, de Belo Horizonte.

Seis cidades irão receber o festival (Foto: Divulgação)

Seis cidades irão receber o festival (Foto: Divulgação)

“Eu tenho um carinho muito especial pelo Fenac, do qual participo há 15 anos. Uma história que começou em 2000 e todo ano quando chega esse prazo de inscrições a gente fica muito envolvido para chegar lá e fazer algo que corresponda a idéia inicial. Eu fiquei quase três semanas fazendo só o arranjo da canção que inscrevi”, conta.

A caravana do Fenac pega estrada no final de julho. Os artistas serão divididos em seis fases classificatórias, que vão acontecer em São Lourenço (24 e 25/7), Extrema (31 e 1/8), Varginha (7 e 8/8), São Thomé das Letras (14 e 15/8), Guapé (21 e 22/8) e Três pontas (28 e 29/8). Cada cidade receberá 26 músicas e a seleção será realizada por um júri especializado, que escolherão cinco músicas por etapa. Um total de 30 privilegiados vão para as semifinais em Boa Esperança (4/9 e 5/9) garantindo, cada um deles, um prêmio de R$2.500,00. Eles disputarão dez vagas na grande final (6/9) na qual os participantes terão direito a um mínimo de R$3.500,00 em prêmios. No total o 45º Fenac vai distribuir 250 mil reais e o grande vencedor levará o troféu Lamartine Babo.