Fenova espera receber 3 mil pessoas - Foto: Chrystiam de Lima/Divulgação

 

Evento será realizado entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março, movimentando a economia calçadista em Nova Serrana e região

Marcelo Lopes

Entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março, a Feira de Calçados de Nova Serrana (Fenova) terá a sua 21ª edição realizada na cidade. O evento, organizado pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova), irá reunir as peças da coleção Outono/Inverno de cerca de 113 expositores. Nas datas, a exposição ocorrerá das 10 às 18h.

Durante os três dias de feira, é esperado que mais de 3 mil pessoas visitem o Centro de Convenções da cidade. De acordo com Camila Corrêa, gerente da Sindinova, a Fenova é uma oportunidade para expandir os negócios entre quem compra e quem vende.

“O Sindicato está trazendo lojistas com passagens aéreas e hospedagem, inclusive empreendedores que nunca visitaram a feira e também outros que nos visitaram em edições passadas. A expectativa é a melhor possível”. Camila também afirma que além destes comerciantes trazidos pela entidade, ainda pode existir um maior número de negociantes.

Mesmo com o período de crise econômica, o otimismo segue presente em quem irá participar do evento e expor os produtos desta temporada.

“Estamos com dezenove novas empresas que não estavam na edição anterior e estarão presentes neste ano, então a feira estará ainda maior”, diz Camila.

De acordo com a organização, lojistas de todo o país estarão presentes. Além destes, importadores de nações, como a Bolívia, também prestigiarão a feira, importando os calçados e levando o nome de Nova Serrana para a américa latina. A Sindinova não detalha a expectativa do valor que será movimentado e a arrecadação de edições anteriores, mas afirma que o evento é um fator muito importante para o ramo na região.

Além do comércio de calçados, a exposição também promete movimentar outras áreas dentro e fora de Nova Serrana, inclusive os de hotelaria.

“Os hotéis da cidade já estão todos lotados. Lotamos também em outras cidades, como em Pará de Minas, somente com comerciantes que virão para a Fenova. É a maior feira desde que voltou para Nova Serrana, em 2002, quando anteriormente era sediada no Expo Minas”, completa Camila.

Ramo Calçadista

Nova Serrana possui cerca de 1,200 indústrias no ramo de calçados, gerando aproximadamente 20 mil empregos diretos e outros 22 mil de forma indireta. De acordo com a Secretaria de Fazenda no município, em 2017 foram produzidos mais de 100 milhões de peças no setor, gerando o faturamento de R$ 3,8 bilhões e aproximadamente R$ 97 milhões de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).