A 2ª Festa Literária de Divinópolis (Flid) começa nesta quinta (20) homenageando o escritor, jornalista, político e crítico literário modernista Ataliba Lago, reconhecido por suas contribuições à cultura local. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a programação da Flid 2015 conta com apresentações de espetáculos teatrais, oficinas, painéis, exposições, atrações musicais e encontros com autores locais, regionais e nacionais.
A abertura da FIid esta marcada para às 18h e será feita pela Academia Divinopolitana de Letras (ADL). O presidente da entidade e acadêmico Joao Carlos Ramos e a Diretora da Biblioteca Municipal, Geisa Greco, prestarão homenagem e farão um painel sobre a vida e obra de Ataliba Lago. Na sequência, às 19h50, Elisa Lucinda e Geovana Pires trazem ao palco do Teatro Usina Gravata um recital com homenagens, abordagens e recortes ao trabalho da escritora divinopolitana Adélia Prado.
De acordo com o organizador do evento, Joubert Amaral, são esperadas 5 mil pessoas nas atividades, a maioria moradores de Divinópolis e de cidades do centro-oeste mineiro.
“Incentivar o gosto pela leitura é o grande objetivo da Flid. Expandimos o evento e a nossa expectativa é muito positiva. Tivemos a ampliação dos eventos gratuitos, mais autores de renome nacional, regional e fortalecemos o aspecto de democratização da Flid, acolhendo autores independentes, obras inéditas e, essencialmente, acolhendo novos públicos, além dos já tradicionais como estudantes, autores, amantes da literatura”.
Ao longo da festa, que irá até o domingo (23), se apresentarão inúmeros convidados como Leila Ferreira, Leo Cunha, Cris Guerra, Marina Carvalho, Denise Emer, Ana Elisa Ribeiro e o poeta Chacal, além de três grandes nomes da charge mineira: Son Salvador, Duke e Quinho. O palhaço Rodrigo Robleño, que atuou por anos com o “Cirquedu Soleil”, também estará presente.
A programação completa está disponível no site do evento: www.flid.com.br.