Esta será a segunda edição do Comida Santa; Todos os pratos levam ingredientes citados em passagens bíblicas
A segunda edição do Festival de Gastronomia de Conceição do Pará será realizada nos dias 1º e 02 de julho, na Praça da Matriz.
Depois de dois anos, o Comida Santa, Festival de Gastronomia de Conceição do Pará, está de volta. O evento será realizado nos dias 1º e 02 de julho, na Praça da Matriz (Praça Januário Valério). Na sexta (1º.07) os estandes serão abertos às 19 horas e, no sábado (02.07), a partir das 16 horas.
Em todos os pratos há ingredientes citados em passagens bíblicas, a exemplo das castanhas, pães, doces e bolos, ervas e temperos, frutas, legumes, doces, peixes, aves, carnes vermelhas, sucos, vinho e cerveja, queijos, mel, pastas, defumados, conservas e farinhas.
Pratos
Nos estandes serão servidos pratos como galinhada, macarrão na chapa, peixe e camarão frito, sushis, crepes, caldos, carnes defumadas, sanduiches artesanais, sanduiche de pão-de-queijo com carne de panela, queijos, doces, vinhos, cervejas, drinks e outras bebidas, além de muitas outras preciosidades da nossa cozinha.
Nessa edição a novidade vai ficar por conta de pratos equatorianos com pegada mineira. “Nossos pratos têm tudo para agradar a todo tipo de paladar”. Quem promete é Daniela Furtado, do Villa Conceição, que tem chef a equatoriana Rosa Proaño. “Queremos que a comida seja saboreada sob uma outra perspectiva”, adianta Rosa, lembrando que os pratos que vai servir são muito populares no Equador. “Usamos ingredientes conhecidos do paladar brasileiro, como frango, pescados e ervas. A maioria traz similaridade com os costumes da época de Jesus.”
Rafael Braga, do Café Jeca, participou da primeira edição do Comida Santa e só tem elogios para o evento. “Nossos sanduiches fizeram muito sucesso. Zeramos todo o nosso estoque”, comemora, lembrando que outro ponto a favor do evento é segurança para os clientes. “Não tivemos uma única ocorrência. A segurança é excelente. Além da PMMG, ainda contamos com segurança privada.”
Estímulo à economia
Os expositores são moradores do município que têm na produção de alimentos a sua fonte de renda. “Precisamos estimular e fomentar a economia local. Os pequenos produtores não estão sozinhos, garante o prefeito José Cassimiro Rodrigues, ao justificar o apoio da Prefeitura ao evento. João Cabral Marra, secretário de Turismo, Esporte e Lazer do município, está otimista. “Devido ao sucesso da primeira edição, em 2019, o Comida Santa já foi incorporado ao calendário de eventos do município. Tornou-se mais um atrativo e ainda vai ajudar o fortalecer o turismo religioso que já ocorre de forma espontânea”, assegura Cabral.
Shows
Os shows, todos com artistas locais, prometem movimentar o evento. No dia 1º.07 (sexta-feira) as atrações serão as duplas Branco & Daniel e Fábio & Meller. No dia 02.07 (sábado) Lu Rachid & Banda fará o show de abertura. O encerramento ficará por conta de Anderson & Nery Lopes.
Saúde
Seguindo orientação do Secretaria Municipal de Saúde, nesta edição o número de estandes foi reduzido de 26 para 20 e há um distanciamento de dois metros entre eles. Todos os expositores usarão luvas, toucas e máscaras. No local também haverá uma ambulância com equipe médica, além de socorristas e brigadistas.