O Coretos Bar espera triplicar as vendas durante o festival (Foto: Wellington Vieira/DestakNews)

O Festival de Inverno de Itapecerica não se resume apenas à cultura e entretenimento. O evento tornou-se também sinônimo de negócio. Ao longo da 21ª edição, cerca de 20 mil turistas devem passar pela cidade agregando valor econômico. Um dos principais setores a sentir a diferença é o de hotelaria. Em alguns, as reservas estão completas há dois meses.

“A procura é tão grande que o hotel não comporta um terço. Hoje o hotel está completamente reservado, com mais pessoas dentro de alguns quartos que o normal”, revela o auxiliar de eventos do Grande Hotel, Claret Ribeiro.

Sábado deverá ser o dia de maior movimento (Foto: DestakNews)

Sábado deverá ser o dia de maior movimento (Foto: DestakNews)

Para atender a um número maior de turistas, Ribeiro precisou ser criativo. Ele fez uma parceria com uma entidade da cidade. Alguns clientes usarão os quartos disponíveis dela e o hotel dará a estrutura, como café da manhã. 

“Este é o segundo evento este ano, teve o Festival de Gastronomia, ficamos com o hotel cheio, já estamos há dois meses com reservas para o Festival de Inverno e já estamos com reservas também para o Reinado, agora em agosto. Atingimos 100% da ocupação e não conseguimos atender aos eventos que ganharam um porte muito grande para a capacidade da cidade”, argumenta e acrescenta: “em termos de economia não há dúvida que é positivo.

O movimento se estende aos hotéis fazendas. Em um deles a ocupação para este final de semana é de 100%. Este é o caso do Capetinga, que fica em Lamounier, distrito de Itapecerica. Lá já houve a reserva para um grupo que se apresentará no evento e também para turistas, segundo a gerente de atendimento Vanessa Leão. Todos os 20 apartamentos estão ocupados.

Bares e restaurantes

Foto: O Coretos Bar espera aumento de até 40% nas vendas (Foto: Wellington Vieira/DestakNews)

Foto: O Coretos Bar espera aumento de até 40% nas vendas (Foto: Wellington Vieira/DestakNews)

 

Quem também comemora é o comércio local. Bares e restaurantes estão se preparando para receber a partir desta sexta-feira (24) um público maior. No Coretos Bar e Restaurante que fica na região central da cidade, o proprietário, Genildo Fernandes espera um aumento nas vendas de 30 a 40%.

“Esperamos um bom movimento, principalmente sabendo que as atrações são boas o que atrai a população em geral da região”, disse e acrescentou: quem vier terá muita cerveja gelada e um cardápio variado de tira-gosto.

Já o gerente da Cantina da Dodôra, Mauro César disse que a expectativa é de igualar as vendas como o mesmo período do ano passado. Isso, segundo ele, é devido ao atual cenário econômico.

“Essas festas são boas para a gente levantar um dinheiro a mais, mas dentro da realidade atual a gente espera ficar elas por elas em relação a festa do ano passado. Se superar as expectativas é sempre bom”, comentou.

O restaurante é famoso pelo macarrão servido e por outros pratos.