Com parceria da Prefeitura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o município recebe a 6ª edição do Festival Nacional de Música de Divinópolis (Femudiv) entre 11 e 16 de outubro. Oficinas musicais e série de apresentações gratuitas de orquestras, coros e banda sinfônica estão programadas para a semana.
Músicos de todo o Brasil encontram-se em Divinópolis para troca de experiências e aperfeiçoamento musical nas oficinas oferecidas, que nesta edição são ministradas por professores de renome e grande prestígio no meio cultural. O festival oferece vagas limitadas nas oficinas de violino, viola de arco, violoncelo e violino Suzuki.
Todas as oficinas começam domingo, às 8h30, na sede da E.E. Padre Matias Lobato, Praça Governador Benedito Valadares (Praça do Santuário).
Apresentações gratuitas
Neste ano, o festival realizará apresentações em espaços públicos da cidade para oferecer mais oportunidade de acesso ao público. Não será necessário retirar convites. Os interessados poderão dirigir-se diretamente aos locais no horário dos concertos.
Domingo, às 20 horas, na Praça do Santuário, a abertura está a cargo da divinopolitana Orquestra Cordas e Sons, com concerto didático em homenagem ao dia das crianças sob regência de maestro Walter Caetano. No programa, estão concertos para cordas de Vivaldi, Beethoven e Mozart, além de obras populares e temas de clássicos do cinema.
Terça-feira, é a vez da Orquestra Dom Sebastião Roque Rabelo Mendes, de Itapecerica. Com regência de Adailton Correa, a orquestra apresenta-se às 20 horas, na Igreja Imaculada Conceição, bairro Esplanada.
Quarta-feira, há concerto com a Orquestra e Coral Santa Cecília, de Cláudio, sob a batuta de maestro Lucas de Souza, às 20 horas, na Igreja Imaculada Conceição. No repertório, está o período colonial mineiro, retratado com peças para coro e arranjos para orquestra.
Dia 15, às 20 horas, o concerto com a Orquestra do Femudiv 2015 e a Orquestra Suzuki acontece no Santuário de Santo Antônio, Avenida 21 de abril, 655, Centro, onde os resultados das oficinas são apresentados pelos professores e pelos alunos, sob regência de maestro José Ademar.
Dia 16, às 20 horas, na Praça da Catedral, em frente ao Museu Histórico de Divinópolis, o concerto de encerramento do Femudiv 2015 acontece com duas atrações. O Coral Voz e Vida é acompanhado pela Orquestra Crescendo com Música, de Bom Despacho, sob a batuta de maestro Nivaldo Santiago, e, ainda, a Orquestra Brazillian Jazz, de Cláudio, é regida por maestro Messias Trindade.