Skip to main content

Fieis lotam Catedral em celebração presidida por representante do Papa Francisco

By 23/07/2018julho 23rd, 2022Gerais, Últimas Notícias

 

“Ter Dom Giovanni d’Aniello conosco é motivo de alegria, pois ele expressa a comunhão que existe entre nós e o Papa Francisco”, disse Bispo

Marcelo Lopes

O Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, presidiu uma missa, na Catedral Diocesana, neste domingo (22), em Divinópolis. O representante do Papa Francisco está presente na região Centro-Oeste de Minas para participar das celebrações do Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis, que no próximo ano, completará 60 anos. Na celebração, também foi revelado o selo personalizado em alusão à data comemorativa.

Em entrevista, d’Aniello expressou a alegria de estar em Divinópolis e disse que se sente feliz em prestigiar o aniversário da Diocese.

“Esse é um momento de muita satisfação, pessoal e comunitária, no sentido pessoal, porque tenho a possibilidade de conhecer a paixão de um povo de Deus, que está na Diocese e me sentir mais perto deles e segundo, é poder celebrar com eles. Pertencemos a mesma família, então poder estar aqui, em nome do Santo Padre e participar também desta solicitude é muito importante”, disse o Núncio Apostólico.

Recepção

O Núncio Apostólico do Brasil elogiou a recepção dos fiéis divinopolitanos e denominou o carinho como caloroso, vendo na pessoa dele a presença do Papa Francisco.

“Fico muito contente de ver como o calor não era somente atmosférico, mas também espiritual. Esta calorosidade, eu diria que é também para demonstrar o afeto que se tem para com o Santo Padre, então para mim foi de muita alegria e satisfação”, relatou.

Funções

Dom Giovanni d’Aniello relatou que como Núncio, ele é a ponte que une a igreja local com o Papa e também é o embaixador da Santa Sé, que é o governo central da Igreja Católica.

“Tenho relações com o Governo, para fazer com que os dois países (Vaticano e Brasil) se relacionem, para dizer também o nosso ponto de vista, sobretudo à comunidade. É uma dupla função, em detrimento de sempre no respeito das autoridades locais, mas fazendo presente e colaborando pelo bem comum ao mesmo tempo”, explicou.

Missa

A celebração na Catedral foi neste domingo (22) (Foto: Divulgação/Diocese)

Ao lado do bispo diocesano, Dom José Carlos, d’Aniello ministrou a missa na Catedral Diocesana. Antes da celebração, o Núncio Apostólico foi recebido pela Banda Marcial de Itaúna, que durante o trajeto da Casa do Bispo à igreja, o acompanhou, enquanto se apresentava com hinos católicos.

A celebração, que teve duração de aproximadamente duas horas e meia, foi acompanhada por muitos fiéis na Catedral Diocesana, que também receberam calorosamente Dom Giovanni d’Aniello. Sobre um possível retorno, ele brincou:

“Eu espero vir sim, no centenário, mas neste momento seria demais, eu vou ser velho demais. Mas vamos esperar inaugurar uma outra paróquia ou um outro centro, porque minha intenção agora é voltar para ficar mais com o clero. Hoje foi como degustar um bolo, para ver como ele era, mas como esse bolo vi que já é muito apetitoso, acho que irei voltar de novo”, finalizou.

Seminário

Nesta segunda-feira (23), Dom Giovanni d’Aniello presidirá uma eucaristia, na inauguração do Seminário Diocesano, em Belo Horizonte. O bispo diocesano, Dom José Carlos, também se sentiu alegre em ter a presença do Núncio Apostólico

“Ter Dom Giovanni d’Aniello conosco é motivo de alegria, pois ele expressa essa comunhão, que existe entre nós e o Papa Francisco, a quem nós admiramos e amamos tanto. Significa o Papa aqui conosco também nessa celebração de agradecimento a Deus”, disse.

A construção do local foi iniciada em novembro de 2016 e teve o investimento de R$ 3 milhões. O montante foi composto de arrecadações de campanhas e do próprio empenho da Diocese. De acordo com o bispo diocesano, o imóvel pode comportar em torno de 60 seminaristas e alguns cômodos também irão ser reservados para padres que precisem ir para Belo Horizonte.

 

Marcelo Lopes

Graduado em jornalismo e apaixonado por esportes e histórias.

Leave a Reply