A unidade do Centro-Oeste tem em sua área de abrangência 76 municípios
De grandes fazendas dedicadas ao agronegócio, a plantas industriais tecnológicas e usinas fotovoltaicas. Minas Gerais tem muitas facetas. É moderna e tradicional. Tem o aconchego do interior e as facilidades das grandes cidades. É o pequeno empreendimento, no fundo de uma garagem, e também, uma grande indústria, que emprega milhares de pessoas.
E, em cada uma parte destas gerais, a FIEMG está presente. Há 90 anos, a entidade, fundada no dia 12 de fevereiro de 1993, vem trabalhando em prol do desenvolvimento industrial e social de Minas Gerais.
Desde a sua criação esteve envolvida, direta ou indiretamente, com a industrialização do estado, mantendo-se ao lado das indústrias em importantes momentos, como na fundação da Usiminas, em 1956, da Açominas, em 1968, e da vinda da Fiat Automóveis para o Brasil, em 1976.
A Regional Centro-Oeste, localizada em Divinópolis, tem como Presidente Regional o empresário do segmento da construção civil, Eduardo Soares. Instalada desde 1995, a FIEMG Regional Centro-Oeste tem em sua área de abrangência, 76 municípios beneficiados com as ações de promoção do desenvolvimento industrial.
A Regional disponibiliza, através de sua área de Meio Ambiente, orientação aos empresários no que diz respeito às obrigações ambientais da empresa; presta suporte aos clientes em todo o processo relacionado com a emissão do Certificado de Origem; disponibiliza consultorias especializadas em diversas áreas de abrangência e promove cursos, palestras e seminários de qualificação profissional.
O Centro-Oeste conta ainda com unidades SESI e SENAI em diversas cidades, como Divinópolis, Itaúna, Nova Serrana, Pará de Minas, Arcos, Formiga e Santo Antônio do Monte.
Com todas estas ações, parcerias e investimentos, o Sistema FIEMG reforça seu objetivo que é de induzir a excelência da Indústria Mineira fortalecendo sua permanente competitividade, institucionalizando a continuidade empresarial, promovendo o desenvolvimento do setor e a sustentabilidade da região.
Se no passado a instituição ajudou a industrializar o estado, no presente, atua fortemente para a consolidação de um futuro próspero para a sociedade. Ao encabeçar a luta para a melhoria do ambiente de negócios e o fortalecimento do setor industrial, a FIEMG garante que novos empreendimentos aqui prosperem, como as novas plantas da cervejaria Heineken, em Passos, e Eurofarma, em Montes Claros, ou a expansão da extração de lítio pela Sigma no território mineiro.
Como representante do setor produtivo de Minas Gerais, a Federação tem, atualmente, 131 sindicatos filiados que representam cerca de 60 mil indústrias que, segundo dados do Ministério da Economia, são as principais geradoras de divisas de nosso estado. Essas indústrias são as responsáveis por milhares de empregos diretos e indiretos.
Com o olhar sempre voltado para o futuro, para os avanços e inovações, a FIEMG oferece ao setor produtivo a expertise adquirida ao longo de nove décadas. De pequenas às grandes empresas, a indústria mineira pode contar com especialistas e consultores de áreas técnicas que estão prontas para atuarem em temas como Jurídico, Tributário, Energia e Trabalhista, dentre outros.
O futuro é o SESI, que está presente em 24 cidades do estado, com mais de 30 escolas e uma infraestrutura tecnológica que incentiva a inovação e a criatividade de seus alunos. Afinal, nossas crianças e adolescentes são o presente e é nele que se constrói o futuro.
E o futuro também é o SENAI, que utiliza tecnologia de ponta em unidades referências, como o SENAI 4.0 e o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT/SENAI), além de preparar, com seus Cursos Técnicos, os jovens para as profissões do futuro.
A FIEMG é SESI, SENAI, IEL e CIEMG. A FIEMG é a indústria, que está presente em todos os âmbitos de nossas vidas, que transmuta matéria-prima em objetos, dos mais corriqueiros aos mais modernos equipamentos que podem salvar vidas.
Aos 90 anos, a FIEMG celebra sua história com a certeza de quem apoia a indústria a prosperar e a sociedade se transformar e ressignificar.