Plano irá traçar metas e ações para o desenvolvimento sustentável (Foto: Christyam de Lima)

Plano irá traçar metas e ações para o desenvolvimento sustentável (Foto: Christyam de Lima)

Será lançado nesta terça-feira (17) o Plano de Futuro para uma Divinópolis Sustentável. O evento de lançamento será, às 18h, na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste. O projeto é parte integrante do Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais (APL) de Minas Gerais Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com apoio da FIEMG, através do IEL, SEBRAE Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa, Governo de Minas e Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais (SIFUMG).

 

Para Afonso Gonzaga, Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste e Presidente do SIFUMG, estar envolvido em um projeto com este propósito reforça a necessidade das entidades de classe em trabalhar pelo desenvolvimento sustentável da cidade. “Somos atores deste projeto, porque sabemos de sua importância. O plano traça metas e realizará ações que farão a diferença para Divinópolis, promovendo uma vida com mais qualidade e sustentabilidade a seus moradores”, afirma.

 

Natália Menhem, consultora da Herkenhoff e Prates, contratada e responsável pela mobilização social explica que o projeto, financiado pelo Programa de Apoio à Competitividade do APL de Fundição através de várias entidades parceiras proporcionou a construção do plano de forma autônoma por um grupo de cidadãos. “O plano foi escrito por um corpo civil, pessoas de várias áreas da sociedade, com conhecimentos interdisciplinares”, explica. A consultora destaca ainda que o objetivo do plano não é substituir nenhuma iniciativa que já exista, mas reforça-las, com intuito de promover causas cidadãs.

 

“O grupo nasceu para apoiar, somar forças. O foco é a Educação para a Cidadania e a população está convidada a conhecer e se engajar”, reforça.

 

No próximo ano serão realizadas reuniões mensais que abordarão uma plataforma composta por 5 pilares, que são: Linha de estudo e pesquisa, em parceria com a Funedi-UEMG; Divulgação de ações já existentes, por exemplo, mostra de práticas sustentáveis; Divulgação de dados públicos; Agenda de eventos e Campanha de Postura.

 

 

O evento de lançamento do Plano é gratuito e aberto ao público.