Simião Castro

Os estoques de sangue da unidade de Divinópolis da Hemominas estão regulares no momento, mas a equipe da instituição já espera a redução nas doações à medida que as festas de fim de ano se aproximam. É sempre assim, de acordo com a relações públicas do hemonúcleo, Shirley Alves de Sousa Silva.

Basta um feriado se aproximar, caem as doações de sangue. A constatação é cotidiana para quem trabalha na instituição e é comum em todo o Estado. Por isso quem é ou quer ser doador deve aproveitar os últimos dias antes do Natal.

Shirley conta que a Hemominas não vai fazer campanha específica para captação de voluntários agora, mas deve seguir a rotina de convites àqueles recorrentes ou que já doaram uma vez. “Devido às festas e aos feriados, é importante que as pessoas compareçam à unidade e continuem doando, independe do grupo sanguíneo”, alerta.

 

Antecipação

Outro fator que torna esta época do ano mais delicada, com risco de diminuição nos estoque nos pontos de coleta, é o das férias. Como muitas pessoas viajam, a doação acaba por ficar em segundo plano – ou até esquecida.

O que a funcionária aconselha é simplesmente fazer a doação antes de viajar. O mesmo vale para as vésperas de feridos prolongados, ainda que o doador vá ficar na cidade. Para quem nunca doou, o procedimento é simples – embora rigoroso.

 

Regras

A princípio, qualquer pessoa entre 16 e 69 anos pode doar, desde que respeitados alguns requisitos. Os maiores de 60, por exemplo, só podem doar se já tiverem feito o procedimento alguma vez antes dessa idade.

Quem tem abaixo dos 18 anos também demanda normas específicas. Para todos é preciso estar com boa saúde na data da doação e ter mais de 50kg. Quem tem tatuagem ou piercing é obrigado a esperar até um ano para doar.

Sofrer aborto, fazer cesariana e o comportamento sexual também podem impedir a doação por tempos diferentes. Veja as condições completas para doação no site da Fundação Hemominas clicando aqui.

 

Agendamento

É possível marcar com antecedência a data da doação. Pelo telefone, o número 155 é dedicado ao procedimento e a ligação é gratuita. Pela internet, é só entrar neste link e seguir o passo a passo no site da Hemominas.