Programação inclui concentração, missa, procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento
A tradicional solenidade de Corpus Christi, celebrada na próxima quinta-feira (19), marcará também a Missa Jubilar da Forania do Divino Espírito Santo, em Divinópolis. O evento religioso faz parte do calendário do Ano Santo da Esperança e reunirá fiéis das dez paróquias que compõem a forania. A concentração está marcada para as 14h30, no Santuário de Santo Antônio, localizado na Avenida 21 de Abril. A celebração eucarística terá início às 15h, seguida por bênção com o Santíssimo Sacramento e procissão até a Catedral do Divino Espírito Santo, onde haverá nova bênção e o canto do Te Deum.
A Diocese de Divinópolis é composta por sete foranias, que funcionam como subdivisões territoriais para melhor organização das paróquias. A Forania do Divino Espírito Santo, especificamente, conta com dez paróquias: Divino Espírito Santo, Santo Antônio, Nossa Senhora da Guia, São José Operário, São Judas Tadeu, São Pedro Apóstolo, São Cristóvão, Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio em Ermida e o Santuário Diocesano de Frei Galvão. Nesse sentido, a escolha do dia de Corpus Christi para a realização da Missa Jubilar reforça o simbolismo da data e a união das comunidades paroquiais.
- Vítor Costa vence disputa e assume presidência do PT em Divinópolis
- Idoso fica ferido em incêndio no Centro de Divinópolis
- Divinópolis se despede de personal trainer vítima de acidente na BR-494
- Mulher morre após capotamento na BR-494 em Oliveira
- Pai incentiva filho a matar vizinho após briga na zona rural de Divinópolis
A festa de Corpus Christi tem origem latina a expressão significa “Corpo de Cristo” e celebra a presença real de Jesus na Eucaristia. De acordo com o calendário litúrgico da Igreja Católica, essa solenidade ocorre sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, sucede Pentecostes. Como é uma festa de preceito, todos os católicos são chamados a participar da celebração da Missa neste dia.
Além disso, o Código de Direito Canônico (Cân. 944) orienta que, sempre que possível, o Bispo diocesano providencie uma procissão pública com o Santíssimo Sacramento. O objetivo é testemunhar a fé e a veneração dos fiéis à Eucaristia. Em várias cidades brasileiras, especialmente nas históricas, é comum a confecção de tapetes coloridos nas ruas por onde passa a procissão, com desenhos e símbolos religiosos, mantendo viva uma tradição secular que une fé, arte e cultura popular.