Skip to main content

Formiga registra caso de raiva animal

By 15/07/2022Gerais

Vírus pode ser transmitido ao ser humano principalmente pela mordedura e lambedura; Vigilância acompanha caso

Um animal bovino morreu por raiva na zona rural de Rodrigues, em Formiga (MG). O caso foi divulgado, nesta sexta-feira (15/7), pela prefeitura da cidade.

O caso de raiva foi registrado nesta quinta-feira (14/7) pela Vigilância Epidemiológica e Ambiental.

O órgão fez visita ao local e adotou às condutas necessárias para controle.

A raiva é uma Antropozoonose transmitida ao ser humano pela inoculação do vírus presente na saliva e nas secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e lambedura.

Bovino

O animal acometido foi bovino. A raiva em bovinos ocorre, predominantemente, pela transmissão por morcegos hematófagos (Desmodus rotundus).

O modo de transmissão é através da penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas.

A profilaxia da raiva humana é feita com o uso de vacinas e de soro, quando os indivíduos são expostos ao vírus rábico pela mordedura, lambedura de mucosas ou arranhadura provocada por animais transmissores da raiva.

A vacinação não tem contraindicação, devendo ser iniciada o mais breve possível e garantir o completo esquema de vacinação preconizado.