Fórum de Desenvolvimento Regional será realizado no auditório do CEFET em Divinópolis

Cefet Divinópolis

Evento ocorrerá nesta quarta-feira (23), a partir das 19h

Dafne Siqueira

O I Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional será realizado nesta quarta (23) no auditório do Centro Federal de Educação e Tecnologia (Cefet), em Divinópolis, a partir das 19h. Com o foco em experiências de desenvolvimento econômico regional, o evento também pretende criar um ambiente para exposição e discussão de ideias, ações e desafios do desenvolvimento local e regional.

O evento contará com uma mesa redonda para debater sobre o tema “Desenvolvimento Econômico Local – Ações e Desafios”, visando no fortalecimento das ações através da união e força e a identificação do foco de ações de impacto social que podem ser executadas, evitando com isso, que ações que estejam sendo articuladas aconteçam de forma dispersa. 

Para a organização, é de extrema importância a participação de instituições de ensino e pesquisa, sociedade civil que tenha interesse no ramo, que possuem capital humano com grande potencial para investigação científica e força cooperativa que poderão atribuir efetivamente para o desenvolvimento regional. Segundo o professor Edilson Hélio Santana, as expectativas para o evento é que consigam sensibilizar os atores do desenvolvimento regional sobre a importância em se fazer um planejamento de forma metodológica.

“No Fórum vamos apresentar algumas ideias e ações feitas tendo como base uma metodologia, e os resultados que se alcançaram são impressionantes. Nosso objetivo é despertar os atores que pensam no desenvolvimento regional, para que eles percebam a importância de fazer desenvolvimento de uma forma planejada e com metodologia”, conclui. 

Confira a programação:

18h às 19h – recepção/credenciamento;

19h – abertura do fórum com o diretor do Cefet/MG, Campus Divinópolis, professor Dr. Emerson de Souza Costa;

19h10 às 20h10 – Case – O Desenvolvimento Econômico na cidade de Capitólio/MG. Palestra com a secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Capitólio/MG, Andreia Rodrigues da Silva;

20h10 às 20h30 – coffee break;

20h30 às 21h40 – mesa redonda com o tema: Desenvolvimento Econômico Local – Ações e Desafios.

Participarão do debate as pessoas abaixo

Edson de Souza Vilela, prefeito de Carmo do Cajuru;

Paulo César Costa, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) Regional Centro-Oeste;

Antônio Amaral, diretor da Farmax – Indústria de Cosméticos e Farmacêuticos;

Lécia Terezinha Batista Neves, gerente Municipal de Convênios de Capitólio/MG;

Denis Magela da Silva, analista Técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae);

Prof. Dr. José Geraldo Pedrosa, Cefet/MG, sociólogo, pós-doutor pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);

Prof. Dr. Paulo Afonso Granjeiro da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Ele desenvolve pesquisas na área de biotecnologia e empreendedorismo, pós doutor pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT);

Profª Drª Nádia Cristina da Silva Mello do Cefet/MG;

Prof. Dr. Edilson Hélio Santana, mediador do Cefet/MG.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.