Frente fria, chuva e risco de granizo: veja a previsão do tempo para MG

Minas Gerais
Por -28/07/2025, às 17H47julho 28th, 2025
clima e previsão do tempo divinópolis
Foto: Clima ao Vivo Divinópolis

Semana começa com tempo instável em Divinópolis e região; Tempestades com granizo e ventos fortes devem atingir o Sul de Minas

A semana começa com tempo instável no Sul de Minas, devido ao avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical que atua na costa do Rio Grande do Sul e segue para Minas Gerais (MG). A partir do final da tarde desta segunda-feira (28/7), tempestades severas isoladas devem atingir áreas do Sul e Oeste de Minas, Campo das Vertentes e o sudeste do Triângulo Mineiro.

A previsão é de chuvas fortes, granizo e rajadas de vento localizadas. Segundo os meteorologistas, a rápida movimentação do sistema fará com que, mesmo com chuvas intensas, não haja grandes acumulados ao longo do período.

A área de risco Nível 1 abrange as microrregiões de Alfenas, Andrelândia, Araxá, Campo Belo, Formiga, Itajubá, Lavras, Passos, Piumhi, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso e Varginha.

Frente fria muda o clima em MG

Além das tempestades previstas no Sul, uma massa de ar frio e seco deve avançar sobre o estado nos próximos dias, derrubando as temperaturas a partir de terça-feira (30). A previsão indica formação de geada nas madrugadas e manhãs dos dias 30 e 31, principalmente no centro-sul mineiro.

No restante do estado, o tempo segue estável, com sol entre nuvens e temperaturas elevadas. As máximas ficam entre 25°C e 31°C, com picos de 32°C a 33°C no Norte e Noroeste de Minas.

Em Divinópolis, o tempo se mantém estável nesta segunda, mas com aumento da nebulosidade ao longo do dia. A depender do deslocamento da frente fria, existe a possibilidade de chuvas durante a noite e madrugada. A temperatura máxima na capital deve alcançar os 28°C, com umidade relativa do ar em torno de 29%.

Previsão se estende até o dia 31 de julho

Entre os dias 29 e 30 de julho, haverá convergência de umidade no leste e nordeste de Minas, com possibilidade de chuvas isoladas. No entanto, não são esperados grandes volumes acumulados. A recomendação é para que os moradores das áreas afetadas acompanhem as próximas atualizações da previsão do tempo.