Funcionários da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade Santana de Itapecerica são investigados suspeitos de corrupção. De acordo com a denúncia, os atendentes participavam de um esquema de favorecimento envolvendo uma funerária da cidade. Em troca de informações de casos de mortes no hospital eles recebiam cerca de R$ 50. A denúncia foi feita por uma empresa concorrente que iniciou a prestação de serviço em abril deste ano.
As investigações tiveram início há cerca de um mês e até agora 10 pessoas da Santa Casa e da funerária, acusada de pagar por favorecimento, foram ouvidas. Segundo o delegado responsável, Thiago Albuquerque, as apurações estão apenas no início e algumas pessoas teriam confessado o envolvimento.
“As investigações estão no início e a informação que temos é de que os atendentes recebiam valores pequenos, cerca de R$ 50. Ainda estamos ouvindo essas pessoas”, afirmou.
Ainda segundo o delegado, a denúncia foi feita após a outra funerária se esbarrar em dificuldades para conseguir serviços na cidade. Albuquerque preferiu preservar o nome dos envolvidos até a conclusão do inquérito.
Caso seja comprovado o esquema, o dono da funerária denunciada e os atendentes da Santa Casa poderão responder por corrupção passiva e ativa.
O administrador da Santa Casa, Gabriel Dias disse que irá se pronunciar sobre o assunto apenas após a conclusão do inquérito por parte da Polícia Civil. Ainda segundo ele, os funcionários continuam trabalhando normalmente na unidade.