A Fundação Ezequiel Dias (Funed) passa a oferecer, no mês de fevereiro, o exame para diagnóstico laboratorial do Zika Vírus. Antes, as amostras de casos suspeitos em Minas Gerais eram encaminhadas para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
De acordo com a referência técnica do Laboratório de Arbovírus da Funed, Maira Alves Pereira, o número de exames será ampliado com a realização do diagnóstico pela Funed, oferecendo qualidade e rapidez nos resultados, além de favorecer a vigilância epidemiológica da doença.
“A realização do exame pela Fundação possibilitará que um maior número de amostras sejam analisadas, favorecendo a assistência ao paciente, as ações de vigilância epidemiológica, aumentando as possibilidades de controle da circulação do Zika Vírus no estado”, destaca.
A Funed passa a realizar o exame das amostras de casos suspeitos encaminhados pelos municípios e pelos serviços de saúde de Minas Gerais. Estas amostras serão testadas por Biologia Molecular, na técnica da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real, e o resultado estará disponível em cinco dias. A Fundação possui experiência na realização dessa técnica, utilizada para diagnóstico de outros dez tipos de vírus, além do Zika.