Amanda Quintiliano

 

A operação foi lançada nesta segunda-feira (Foto: Divulgação/PMMG)

A operação foi lançada nesta segunda-feira (Foto: Divulgação/PMMG)

A Polícia Militar (PM) lançou, nesta segunda-feira (06), a operação “Férias Seguras”. 40 policiais irão intensificar as ações em regiões periféricas de Divinópolis para coibir crimes comuns nesta época do ano. Geralmente, em janeiro, furtos e roubos aumentam aproximadamente 24%.

 

A palavra de ordem é “prevenção”. Com a ação, a PM espera reduzir, principalmente, os furtos. Como muitas famílias aproveitam o janeiro para viajar, as casas ficam mais sujeitas à prática de bandidos. Hoje, foram lançadas várias equipes a diversos bairros, onde moradores e comerciantes serão orientados.

 

Também serão distribuídos folhetos com dicas de segurança para quem irá deixar a casa sozinha ao longo deste mês. “É importante as pessoas ficarem atentas a essas orientações. Para quem vai viajar, por exemplo, é necessário verificar se as portas e janelas estão trancadas e se as trancas são resistentes”, orienta o aspirante a oficial, Rodrigo César de Moraes.

 

Os cuidados não devem ser apenas nas residências. Além de trancar bem as portas e pedir sempre a um vizinho ou familiar de confiança para ficar de olho na casa, não se expor é outra recomendação da PM. “As pessoas não devem postar fotos no Facebook falando que irão viajar. Pois algum infrator pode ver e fica mais fácil de ter acesso ao imóvel”, orienta.

 

Ruas e veículos

 

O foco principal da operação é as residências, mesmo assim, as orientações serão estendidas a quem aproveita as férias, por exemplo, para ir às compras. “Quem está andando pelas ruas deve ter atenção, não falar no celular e nem mexer nos aplicativos. As pessoas distraídas são alvos mais fáceis”, alerta o aspirante.

 

Outra regra básica, válida de janeiro a janeiro, é sempre trancar bem os veículos e também ter atenção nos locais de estacionamento. “O motorista, passageiro também não devem deixar nada a mostra, principalmente bolsas, óculos, porque atraem os bandidos”, explica.

 

A campanha se estende até o início de janeiro quando está prevista o início da volta às aulas.