Galileu é alvo de terceiro pedido de impeachment do mandato

Sargento Elton deve protocolar ainda esta semana embasando-se em renúncia de receita

Deverá ser protocolada nos próximos dias Denúncia de Infração Político Administrativa cujo intuito é pedir a cassação do mandato do prefeito de Divinópolis, Galileu Machado (MDB). Este será o terceiro em menos de dois anos. Só no ano passado foram dois, ambos derrubados pela maioria dos vereadores.

O terceiro pedido de impeachment de Galileu, assim como o segundo, é preparado pelo vereador Sargento Elton (Patriota). Esta é a terceira tentativa de afastar o emedebista do cargo. Ele acusa Galileu de renúncia de receita, além de outras irregularidades que podem caracterizar improbidade administrativa.

“Estamos investigando, mas vamos manter em sigilo [os embasamentos da renúncia de receita] para não atrapalhar. Devemos protocolar esta semana”, informou.

Serviço Municipal do Luto

Entre as denúncias que devem embasar o pedido está as envolvendo o Serviço Municipal do Luto, conforme já mostrado pelo PORTAL CENTRO-OESTE. O vereador Ademir Silva (PSD), revelou que o serviço faturou no ano passado R$841 mil. Mesmo assim os veículos estão sucateados e faltam até mesmo flores.

Há indícios também, conforme denunciou Ademir, de superfaturamento.

As acusações foram negadas pelo município.

Ainda não foi divulgado quantos parlamentares devem assinar o documento junto com Sargento.

Pedidos de impeachment de Galileu

O primeiro pedido de “impeachment” de Galileu foi protocolado em maio do ano passado pela Associação dos Advogados do Centro-Oeste (AACO). Ele foi baseado na repercussão de áudios revelando suposto favorecimento de cargos na prefeitura da cidade.

Em dezembro do mesmo ano, a denúncia foi protocolada por Sargento com base também dos áudios vazados, porém, desta vez, com mais substâncias. Entre as argumentações estava a investigação do Ministério Público (MP) que terminou no indiciamento de cinco envolvidos na suposta “negociata de cargos”.

Entretanto, a base conseguiu derrubar ambos os pedidos.

 

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano é editora-chefe do Portal Centro-Oeste. Jornalista por formação e paixão. Pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.