Galileu recebe projeto que cria Conselho de Desenvolvimento Econômico

Proposta foi elaborada por entidades de Divinópolis e precisa de aprovação da câmara; Ao contrário dos já existentes, ele é consultivo e deliberativo

O prefeito de Divinópolis Galileu Machado (MDB) recebeu em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (10), o Projeto de Lei que institui o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Divinópolis (Comdess) e o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Fundess).

A entrega foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Regional Centro-Oeste, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro-Oeste de Minas (Sinduscon-co) e do Grupo Gestor, Eduardo Soares. O documento foi desenvolvido pelas entidades do Grupo Gestor, com apoio e contribuição do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (sebrae-MG).

Participaram também do encontro, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis (Sincondiv) e vice-presidente do Grupo Gestor, Sérgio Bebiano; secretário de desenvolvimento econômico de Divinópolis, Rafael Nogueira; procurador geral do Município, Dr. Wendel Santos; secretária de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Flávia Mateus Gontijo D´Alessandro e o Secretário de Governo, Roberto Antônio Ribeiro Chaves.

A proposta

Com um viés focado no desenvolvimento e infraestrutura, o COMDES será composto por 27 membros titulares, divididos em três bancadas: Bancada do Poder Público, Setor Produtivo e Sociedade Civil, cada uma com nove membros indicados pelo prefeito, Legislativo Municipal, entidades de classe, universidades, empresários, trabalhadores, associações, dentre outras.

De acordo com Eduardo Soares, o conselho se difere dos demais já existentes uma vez que é um órgão colegiado consultivo e deliberativo, de assessoramento ao Poder Executivo Municipal.

“O que propomos com esse conselho é uma gestão colaborativa com o prefeito, independente de quem assumir o Executivo a partir do próximo ano. É uma forma de administração moderna, que ouve a voz da cidade, que estará muito bem representada em todos os setores”, enfatizou.

Machado agradeceu ao grupo Gestor pela atuação em prol do desenvolvimento da cidade e destacou a competência dos envolvidos.

“Estão propondo para administração que déssemos o apoio a esse conselho, que tenho certeza que vindo dos representantes do Grupo Gestor, Eduardo Soares e Sérgio Bebiano, será para o benefício de toda Divinópolis”, finalizou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis, Rafael Nogueira afirmou que a expectativa com esse novo conselho é que ele possa fortalecer diretrizes de desenvolvimento do município e da gestão municipal.

“Será muito importante porque vai compartilhar as decisões, que serão divididas entre o Poder Público e a sociedade civil de maneira geral. Assim desenvolveremos de maneira unificada os projetos e possibilidades para o Município”, afirmou.

O Projeto de lei foi entregue para análise do Procurador Geraldo do Município, Dr. Wendel Santos. O próximo passo é o envio pelo prefeito para votação junto à Câmara de Vereadores. A expectativa é que o projeto seja aprovado antes das eleições e comece a vigorar em 2021.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.