Obras serão divididas em duas etapas com início no segundo semestre; Itaúna também será beneficiada, além de outros 6 municípios

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) vai apresentar, na quinta-feira (30/3), às 10h, detalhes do edital de contratação das obras da Linha Tronco do Projeto Centro-Oeste, que prevê a ampliação do Sistema de Distribuição do Gás Natural (SDGN). Na lista das cidades estão Divinópolis e Itaúna.

A Diretoria Técnica da Gasmig vai apresentar o projeto e explicar como será o processo de contratação dos serviços para cada fase da obra.

O lançamento do edital é público, destinado a todos os interessados em participar da licitação. Mas, para ter o acesso liberado ao local do lançamento, é necessário enviar e-mail para projetocentrooeste@gasmig.com.br, informando o nome completo e o número da identidade.

Ao todo, no Projeto Centro-Oeste serão implantados cerca de 300 quilômetros de gasodutos para atender à demanda por gás natural dos municípios de Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Divinópolis.

O investimento total será de R$ 780 milhões.

A implantação do projeto se dará em etapas, com início previsto para o segundo semestre. A estimativa é de conclusão das obras em 24 meses.

Para o presidente da Gasmig, Gilberto Valle, o Projeto Centro-Oeste representa um grande avanço para os negócios da companhia.

“Vamos expandir em 20% nossa infraestrutura de distribuição de gás natural e alcançar uma importante região industrial de Minas. Apenas as oito cidades que serão impactadas pelo Projeto Centro-Oeste somam cerca de 1 milhão de habitantes e representam 10% do PIB Industrial do estado”, destaca.

Rede atual de gasodutos

Atualmente, a Rede de Distribuição de Gás Natural – RDGN da Gasmig tem 1.479 quilômetros de extensão. Os gasodutos atendem a aproximadamente 83 mil clientes em 43 municípios nas regiões Metropolitana de BH, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Campos das Vertentes, que correspondem aos principais polos industriais e concentram mais de 50% da produção industrial do estado.