Com a equipe formada autoridades e lideranças locais começam a analisar a escolha do governador, Fernando Pimentel (PT). Dois nomes foram destacados pelo presidente da Fiemg – regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga na área econômica. São eles: Altamir Rosô (Secretário de Desenvolvimento Econômico) e Marco Antônio Castello Branco (Presidente da Codemig). (Clique aqui e veja a lista completa)
Este primeiro preside a regional da Fiemg do Vale do Rio Grande e o segundo foi diretor-presidente da Usiminas. Segundo ele, com ambos existe a “liberdade de discutir e fazer preposições”. A partir de agora, segundo Gonzaga, é necessário agir e definir ações que melhorem o cenário econômico da região e do Estado.
“A primeira ação é o gasoduto. Temos uma reunião marcada para próxima semana, dia 13, onde vamos receber inclusive a empresa que vai fazer as audiências públicas”, afirma.
Serão três audiências, uma delas será em Divinópolis. A data deverá ser definida na semana que vem. O encontro na cidade irá ouvir entidades e empresários sobre o investimento bilionário que cortará 34 cidades da região Centro-Oeste.
O gasoduto terá capacidade inicial para transportar 3 milhões de metros/cúbicos/dia de gás natural, combustível suficiente para abastecer a fábrica de amônia da Petrobras, em implantação, em Uberaba, além de outros empreendimentos industriais na região. A previsão inicial é de que a obra esteja concluída até maio de 2016.
O trajeto do gasoduto partirá de Queluzito e percorrerá cerca de 457 km até chegar a Uberaba, lá haverá um ramal para Uberlândia.