Skip to main content

Gastrônomo Erick Witzel ministra videoaulas gratuitas

Por 16/12/2022Gerais

Gastronomia brasileira será o tema das aulas ministradas pelo chef carioca que ensinará a fazer feijoada vegetariana

O Brasil possui uma vasta e diversificada gastronomia. Ela resulta de uma intensa fusão cultural, principalmente entre europeus, escravizados do continente africano e nativos indígenas que mesclaram técnicas culinárias e ingredientes dando origem à gastronomia brasileira, que pode ser considerada uma das mais diversificadas do mundo.

Partindo desse princípio, e contando com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2, o gastrônomo e pesquisador Erick Witzel conduz o projeto “Gastronomia Brasileira, construindo uma história independente” em 4 videoaulas gratuitas que serão veiculadas pelo canal seu Youtube: https://youtube.com/@erickwitzel8595 entre os dias 19 e 22 de dezembro.

Com a revisão de uma equipe de historiadores especializados, o trabalho é fruto de uma vasta pesquisa e se divide em:

  • Dia 19/12 – Aula 1 – História da gastronomia brasileira.
  • Dia 20/12 – Aula 2 – Cana de açúcar: Relevância econômica e cultural.
  • Dia 21/12 – Aula 3 – A gastronomia no império aos dias atuais.
  • Dia 22/12 – Aula 4 – Mudanças econômicas e o impacto na alimentação.

No dia 21 de dezembro, às 19h, haverá uma oficina (prática e teórica) no zoom sobre um dos pratos mais amados pelos brasileiros: a feijoada (vegetariana). Os interessados poderão acompanhar através do Instagram do projeto: @gastronomiaindependente, onde serão divulgados os links para os vídeos e para a oficina.

Considerando a promoção da acessibilidade, todas as videoaulas contarão com a participação de intérpretes de libras, inseridas no canto inferior do vídeo. Bem como nas postagens em redes sociais do projeto que trarão texto alternativo na descrição e os stories e reels do Instagram serão todos legendados.

Para o gastrônomo Erick Witzel, este trabalho tem uma importância fundamental para que possamos entender melhor a nossa cultura gastronômica.

“Somos frutos de culturas diversas e nos alimentamos de várias formas. Seja pela questão cultural em si, seja por opção dietética e, sobretudo por questões econômicas também, claro. Nestas aulas, vamos traçar todos esses tópicos, destrinchando a história da alimentação no Brasil, com enfoque no antes e depois da Independência no nosso país.” – Afirma.

Perfil – Erick Witzel

Erick Witzel é formado em Gastronomia pela Alain Ducasse Formation/Universidade Estácio de Sá e especializou-se em gastronomia brasileira. Foi professor convidado da Universidade Estácio de Sá para lecionar a disciplina de Cozinha Contemporânea e Tendências em Gastronomia. Atualmente é proprietário de empresa do ramo de alimentos e bebidas, atuando como Personal Chef, realizando jantares e eventos particulares, também realiza trabalho de pesquisa independente na área da história da alimentação. Recentemente atuou como sous chef de cozinha no navio Rio Negro Queen, na Amazônia e antes desse período, como chef em um resort no Rio Grande do Norte. Também trabalhou por anos em grandes redes de hotelaria como Fasano e JW Marriott no Rio de Janeiro. Além disso, foi proprietário de empresa de queijos veganos por dois anos, tendo participado de diversas feiras e exposições de gastronomia e economia criativa. Instagram: @erickwitzel.